Até o dia 3 de outubro, o Centro de Formação Continuada dos Professores de Osasco estará abrigando a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, uma coleção de fotografias do fotógrafo e documentarista André Cypriano.
As fotos retratam e denunciam a situação das comunidades quilombolas no Brasil. Para reunir seu acervo, Cypriano percorreu 11 comunidades negras remanescente dos quilombos: Cafundó (SP), Itamatatiua (MA), Oriximiná (PA), Kalunga (GO), Mocambo (SE), Rio de Contas – Barra do Brumado (BA), Conceição dos Caetanos (CE), Tapuio (PI), Curiaú (AP), Mumbuca (TO) e Campinho da Independência (RJ).
A exposição, aberta no dia 29 de agosto, conta com 40 fotos em preto e branco, mapas e legendas. A curadoria é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da empresa realizadora do projeto, Aori Produções Culturais.
Osasco foi escolhida para receber a exposição devido à participação ativa da Coordenadoria de Gênero e Raça, nas ações da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal. A exposição tem o apoio e a parceria da Secretaria de Educação de Osasco.
Paralelo à exposição, todos os sábados há apresentações culturais abertas à população, como capoeira, maracatu, entre outras manifestações artísticas regionais.
Para o encerramento, no próximo dia 3, está prevista uma atividade sobre Ancestralidade: posteridade da religiosidade de matriz africana, sob a coordenação de Mametu Kidalakata, da ONG Terra Viva, a instalação do Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial da Grande São Paulo e a apresentação do grupo Tambolando.
Serviço:
Exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência
Local: Centro de Formação dos Professores – Av. Mal. Rondon, 263, Centro Tel.: 2183-0948.
Horários: de 2ª a sábado, das 8h às 21h
Data: até o dia 3/10/2009