Alegria & Cidadania. Este foi o tema do Carnaval 2010, organizado pela Prefeitura de Osasco, no dia 16 de fevereiro, por meio das secretarias de Cultura e Governo, em conjunto com a Uesmo (União das Escolas de Samba do Município de Osasco).
O evento aconteceu no Jardim Rochdale, zona Norte da cidade, e contou com desfile de Escolas de Samba e apresentação de banda no trio elétrico, reunindo cerca de 4 mil pessoas.
Os foliões foram, aos poucos, tomando conta do cruzamento das avenidas Cruzeiro do Sul e Brasil, enquanto o Grupo de Samba Pra Somá animava a galera em um trio elétrico.
Em seguida, começou o desfile das Escolas de Samba. A primeira a entrar na avenida foi a Acadêmicos do Rochadale. E, na sequência, vieram a Samba São Jorge, Grande Osasco, 1º de Maio e Águia Negra, que contagiaram o público com muito samba.
Segundo a diretora de Cultura da Uesmo, Sônia Rainho, também coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Osasco, tudo transcorreu em clima de tranqüilidade. “Realizamos esse evento para manter a tradição do Carnaval, que é uma paixão do Brasil, mas sem atrapalhar o dia a dia do bairro. Para o próximo ano, vamos nos organizar melhor para fazer uma festa como Osasco, que é uma metrópole, merece”, disse.
Durante o evento, agentes de Saúde da CTA/SAE (Centro de Testagem e Acolhimento / Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria de Saúde distribuíram preservativos e informativos de atendimento para pessoas que convivem com HIV/ AIDS/ DST’s e Hepatites Virais.
A organização do Carnaval 2010 contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Demutran e Defesa Civil de Osasco, além de funcionários de diversas secretarias.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, prestigiou o evento.