Moradores, educadores e demais interessados na questão da educação escolar indígena de Cananéia podem participar do encontro do dia 24, na Casa Paroquial
A educação indígena de Cananéia inicia as aulas este ano com um cronograma bem diferente. De março a agosto deste ano, elas serão preparadas para a I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, a realizar-se em setembro, em Brasília.
Esse processo preparatório para a conferência acontece diretamente nas escolas indígenas, explica a diretora de educação e vice-prefeita Maria Rita Basso; “nesse primeiro momento vamos iniciar visitas e debates nas comunidades educativas indígenas de Cananéia, e finalizar com um documento-final que será encaminhado para a Conferência Regional, no dia 27 deste mês”.
“Esse tipo de iniciativa é de extrema importância para a comunidade indígena da cidade, onde poderemos discutir, refletir e buscar soluções para a educação. Além disso vamos buscar a participação de todos que trabalham para a construção de uma educação indígena de qualidade na comunidade, para discutirmos os problemas vividos e o que deve melhorar”, comentou Maria Rita. Em Cananéia essa primeira etapa nas comunidades indígenas começa na próxima semana, com a Ilha do Cardoso e bairro Rio Branco, com a participação de um professor-mobilizador de cada comunidade, a supervisora de ensino Adenilda Pereira Moreira Suyama, o Padre Víctor Hernández e a diretora de educação Maria Rita. No dia 24 deste mês, ambas as comunidades indígenas estarão reunidas na Casa Paroquial da cidade para o último encontro antes do Regional. Todos os interessados na questão da educação indígena de Cananéia podem comparecer.
A cidade participa da Conferência Regional de Educação Escolar Indígena da Região Sul, entre os dias 27 de Março e primeiro de Abril. A dinâmica se inicia com a discussão dos participantes – indígenas e não indígenas – sobre as prioridades discutidas anteriormente dentro de cada comunidade. Em seguida, cinco mesas-redondas que orientam os debates: educação e territorialidade; políticas pedagógicas da escola; ciência pedagógica e a pedagogia indígena; gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.
O terceiro e último momento será a Conferência Nacional, em Brasília, onde participarão 600 delegados eleitos na Conferência Regional, que vão expor o que foi discutido nas duas etapas anteriores, escolhendo coletivamente as prioridades para a melhoria da educação indígena. O produto final da I Conferência Nacional será um documento, contento deliberações para as políticas públicas de educação escolar indígena consensuadas pelos delegados na etapa nacional, que será distribuído para as escolas, Secretarias de Educação de Estados e Municípios, Universidades, Organizações Indígenas, FUNAI, CNPI, e entre outros parceiros da Conferência Nacional.
Fonte: Bárbara de Aquino – Assessoria de Imprensa