Evento contou com a participação do presidente da CEF, Jorge Hereda, do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e do deputado Federal João Paulo Cunha dentre outras autoridades
Na quinta-feira, dia 8, a cidade de Osasco e região ganharam um presente do governo federal. A Caixa Econômica Federal inaugurou na cidade uma nova Superintendência Regional e uma gerência de Desenvolvimento Urbano, com o objetivo de estreitar o relacionamento com nove prefeituras da região Oeste da Grande São Paulo,com aproximadamente 2 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto), que já se aproxima da casa dos R$ 100 milhões.
A nova Superintendência Regional da Caixa, localizada na Avenida dos Autonomistas, 2.423, Centro, atenderá os seguintes municípios: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Com exceção de Santana de Parnaíba e Barueri, que enviaram representantes de seus prefeitos, todos os demais chefes do Executivo estiveram presentes ao evento.
Conforme salientou o presidente da Caixa, Jorge Hereda, a nova unidade foi criada considerando o grande volume dos programas do Governo Federal nesses municípios, como o Programa Minha Casa, Minha Vida; o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e de distribuição de renda, além dos negócios comerciais. Na região Oeste, a CAIXA possui 25 agências, três Pontos de Atendimento Bancário (PABs), 75 lotéricas, 47 correspondentes Caixa Aqui, 12 Postos de Atendimento Eletrônico (PAE) e 26 Salas de Autoatendimento com 81 máquinas.
Vestindo a camisa
O primeiro a falar, representando o superintendente Regional, Álvaro Correia Barbosa, ausente por problema de saúde, foi o gerente Regional, Antonio Ferrola. “Inauguramos hoje esta nova Superintendência com o objetivo de estreitar os laços entre a Caixa e os municípios. Não estamos dividindo uma Superintendência e, sim, aumentando a presença da Caixa na região Oeste”, disse Ferrola. Após agradecer a todos os presentes, Ferrola apresentou a equipe de gerentes da nova Superintendência, vestindo uma camiseta que trazia o nome e a bandeira dos 9 municípios. “Já estamos, literalmente, vestindo a camisa da região. Contem conosco”, afirmou.
Ao usar a palavra, o deputado Federal João Paulo Cunha destacou a importância do papel desempenhado pela Caixa na execução dos diversos programas do governo Federal. “Recebemos com muito orgulho esta Superintendência da Caixa em nossa região. A Caixa foi fundamental para o Brasil superar a crise econômica mundial de 2008, como está sendo fundamental neste momento, quando todos os países sofrem com uma crise muito grande”, disse o deputado.
Por sua vez, o prefeito Emidio de Souza salientou a importância da nova Superintendência para o desenvolvimento de Osasco e dos demais municípios da região. “Trata-se de uma das regiões que mais cresce no país, como também a cidade de Osasco, que é, hoje, a 10ª economia do Brasil. A Caixa tem desempenhado um papel de suma importância nesse processo de desenvolvimento. Hoje, a CEF tornou-se assunto obrigatório em todas as reuniões com os secretários para tratarmos de assuntos relacionados a novos investimentos em Osasco”, disse Emidio.
Já o presidente do Banco, Jorge Hereda, destacou o balanço positivo da Caixa Econômica Federal. “O momento é de crise mundial, mas, isso não significa que temos que cruzar os braços. Ao contrário, estamos trabalhando com mais vigor ainda e o balanço é positivo. O ano de 2011 foi bom para a Caixa e, 2012, será ainda melhor para nós que somos o principal braço executor dos programas do governo Federal. Por isso, estamos aqui inaugurando mais uma Superintendência para expandir a Caixa e todas as políticas do governo Federal em convênio com os municípios”, disse Hereda.
Estiveram presentes também os deputados estaduais, Marcos Martins e Isaac Reis, Cesar Arruda de Oliveira, gerente da Agência da Caixa de Osasco; Sandro Aparecido Garbin, gerente nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa; José Henrique Marques da Cruz, vice-presidente de Atendimento e Distribuição; Paulo Roberto Santos, vice-presidente de Logística; Maurício Antonio Quarezimin, superintendente Nacional de Gestão e Atendimento; o deputado estadual Marcos Martins, os vereadores Osvaldo Verginio e Aluisio Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Osasco; os secretários Jorge Lapas (Governo), Rubens Bastos (Sica), Dulce Helena (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Mazé Favarão (Educação). Paulo Fioriolo (Administração), Cristiane Dutra (adjunta de Administração), Álvaro Mello (Diretor da Secretaria de Habitação), Emilia Cordeiro, diretora do Departamento de Comunicação, e Dirceu Alves de Lousa, Delegado da Receita Federal de Osasco.