A boa fase do Botafogo continua e os números positivos não param de aumentar. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Americano, neste domingo, no Engenhão, o time chega ao terceiro triunfo no Campeonato Carioca e ao quinto no ano. Já são 12 partidas sem perder. O adversário vive fase oposta: não pontuou nem fez gol no Estadual.
A vitória começou a ser construída logo no início. O Botafogo partiu com tudo para cima, quase marcou com Lucio Flavio, viu Castillo fazer uma grande defesa e abriu o placar aos seis, em bela jogada coletiva. Diguinho roubou a bola, que passou por Lucio Flavio, Alessandro, Wellington Paulista até chegar a Túlio, que finalizou no canto.
Impressionava a velocidade do Botafogo, tanto na marcação quanto na chegada ao ataque. Assim, o time dominou o Americano e encantou a torcida. Muita movimentação, toques rápidos, de primeira, como o de Jorge Henrique, que Wellington Paulista desperdiçou ao chutar por cima. Na seqüência, o zagueiro Ferrero, único do time a ter uma posição fixa, lançou e os atacantes mudaram de função. Wellington deu o passe e Jorge Henrique marcou, aos 21.
A cada lance do Botafogo, fica claro o dedo do técnico Cuca. Seus pedidos todos são atendidos: Jorge Henrique se acostumou a fazer gols; Wellington Paulista é o homem de referência; Lucio Flavio se aproxima; Diguinho se preocupa primeiro em defender; Renato Silva toca logo a bola. A última recomendação de Cuca foi não se acomodar quando estiver vencendo os jogos. E o time obedeceu.
Continuou em cima, não deu chances ao Americano e foi recompensado no início do segundo tempo, aos três minutos. Em bonita jogada ensaiada, Lucio Flavio bateu, Wellington Paulista ajeitou, Jorge Henrique cruzou e Zé Carlos cabeceou com estilo.
A partir deste momento, o Botafogo começou a tocar mais a bola e desandou a perder gols. Wellington Paulista e Alessandro tiveram as melhores oportunidades, enquanto o Americano não ameaçou. Assim, terminou mesmo 3 a 0, com mais uma festa alvinegra no Engenhão.
O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Mesquita, também no Engenhão. Já o Americano fará sua primeira partida em casa, diante do Cabofriense, em Campos, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 3 X 0 AMERICANO
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data – Hora: 27/01/2008 – 16h
Renda – Público: R$ 139.880,00 – 7.893 pagantes
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ) e Lennart da Silva Novaes Neto (RJ)
Cartões Amarelos: Alessandro, Renato Silva e Túlio (BOT); Anderson, Cafu, Pachola e Silvan (AMC)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Túlio, 6’/1ºT (1-0); Jorge Henrique, 20’/1ºT (2-0); Zé Carlos, 3’/2ºT (3-0).
BOTAFOGO: Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Triguinho; Diguinho, Túlio (Abedi, 11’/2ºT) e Lucio Flavio; Jorge Henrique, Wellington Paulista (Fábio, 33’/2ºT) e Zé Carlos (Edson, 29’/2ºT). Técnico: Cuca.
AMERICANO: Wender, Cafu, Ciro, Anderson e Rondinelli (Junior, 20’/2ºT); Silvan, Ivan, Leandro Leite e Pachola (Izaías, 10’/2ºT)); Alexandre e Romualdo (Bruninho, 10’/2ºT). Técnico: Sérgio Alexandre.