Na manhã desta terça-feira, 22 de março, a Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, homenageou o Dia Mundial da Água. Às margens do rio Tietê , alunos de 7ª e 8ª séries das participaram do simbólico “Abraço ao Rio” e do plantio de 142 mudas de três espécies diferentes, dentro do programa de recuperação da mata ciliar.
O secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), falou aos estudantes sobre a importância da celebração. “Em homenagem ao Dia Mundial da Água, convido vocês, estudantes de Barueri, a fazer parte do nosso projeto de recuperação da mata ciliar do rio. No meio ambiente, Barueri já está fazendo sua parte com 27% do esgoto tratado e com a coleta de lixo domiciliar e seletiva. Queremos que vocês crianças, nosso futuro, aprendam na prática um pouco mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, no dia de hoje.”
O “Abraço ao Rio” foi representado pelos alunos das duas escolas e pela entidade Futuro Melhor. As crianças deram as mãos por toda a margem do rio Tietê, formando assim o simbólico abraço. Depois se separaram em grupos de três para que fizessem o plantio das mudas de árvores ao som da Banda da Guarda Municipal.
Futuro
Elisângela Martins Rodrigues, aluna da 7ª série da escola Taro Mizutori, mostrou por que é importante fazer o plantio e colaborar com o meio ambiente de Barueri. “Conservar o meio ambiente e não poluir nossa cidade é muito importante para o nosso futuro.”
Jonathan Ramos dos Santos, estudante da 7ª série da escola Egidio Costa, se mostrou preocupado com a preservação do meio ambiente ao plantar sua muda de árvore, e também falou da importância da água ao planeta. “É importante para o meio ambiente cada um fazer sua parte. Eu estou achando muito legal plantar uma árvore aqui no rio, porque devemos nos preocupar mais com a água do nosso planeta. As pessoas não devem desperdiçar e poluir nossas águas.”
“É muito importante envolvermos nossas crianças e estudantes em ações como esta. É a certeza de que estamos plantando um futuro repleto de qualidade de vida, o que diz respeito diretamente à preservação do meio ambiente”, diz o prefeito Rubens Furlan.
Mata ciliar
Éa designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de “cílio”, que protege os cursos de água do assoreamento.