Em dois anos de investimentos na área de saneamento básico, Barueri passa a ter 30% de tratamento de todo o esgoto coletado na cidade, até setembro, segundo dados da Sabesp. A previsão é de que o número suba para 50% até dezembro deste ano e chegue a 70% em 2012. “Todos os esforços estão sendo feitos neste sentido. Se conseguirmos atingir essa meta, será uma grande conquista”, disse o prefeito Rubens Furlan, durante entrevista concedida à TV Globo, na Prefeitura de Barueri, na ocasião da passagem do “flutuador” pelo trecho do rio Tietê na cidade.
O crescente percentual de tratamento de esgoto está inserido no “Plano de Universalização de Esgoto” da Sabesp, responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. Em Barueri, parte do trabalho para coletar o esgoto na cidade é realizada em parceria com a Prefeitura de Barueri. São sete obras em andamento e, deste total, o Poder Público executa três obras nos bairros Votupoca e Alphaville. São obras que consistem em levar todo o esgoto coletado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), na aldeia de Barueri (bairro Aldeia).
De acordo com o governo municipal, o investimento contribui para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. “É um trabalho com pouca visibilidade, pois as obras são subterrâneas, mas o importante é que proporciona saúde e infraestrutura para nossa a população”, destacou o prefeito de Barueri, orientando os moradores para que colaborem ligando o esgoto à rede coletora da Sabesp. “Problema com esgoto é questão de saúde pública. Portanto, é necessário que cada munícipe faça sua parte e evite doença”.
Obras concluídas
Pela Sabesp foram executadas as obras do coletor-tronco São João, margeando o rio Barueri-Mirim, e coletor-tronco do rio Cotia. Para ligação a ambos, foram implantados coletores secundários, interligando parte do esgoto da região central, Jardim Belval, Parque Viana e Jardim Maria Helena.
Já a Prefeitura construiu o coletor secundário, trecho entre o Paço Municipal e o Ginásio Poliesportivo José Corrêa, na região central.
Obras em andamento
Entre Alphaville e o Parque Imperial, a Prefeitura de Barueri está investindo na construção do coletor-tronco do córrego Garcia. A obra conta ainda com parceria de empresas e a prefeitura de Santana de Parnaíba. Parte do percurso será entregue até dezembro, coletando o esgoto de localidades do bairro Alphaville como: Centro Comercial, residenciais Zero, 1 e 2, Aplha Plus, Alpha Conde e 18 do Forte.
Na região do bairro Votupoca, o governo municipal está realizando obras do coletor secundário do córrego lajeado, entre Jardim Libano e Jardim Júlio. Essa obra está prevista para conclusão neste semestre, captando o esgoto do Jardim Júlio, Jardim Líbano, Parque Esmeralda e parte do Parque Viana e Residencial São Fernando.
Também no bairro Votupoca, a Prefeitura de Barueri está implantando o coletor secundário Aníbal Correia, previsto para entrega até dezembro deste ano. Vai enviar à ETE da Aldeia de Barueri o esgoto coletado no Jardim Paulista e Jardim Itaparica.
Para entrega até o final deste ano, a Sabesp está construindo os coletores secundários Audir e Santa Mônica. Ambos vão coletar o esgoto da região do bairro Silveira, incluindo Parque dos Camargos.
Na região do bairro Belval, a Sabesp está construindo o coletor secundário do Itaquiti. E ainda neste ano, a empresa vai executar as obras do coletor secundário da Aldeia de Barueri.
Índices de tratamento do esgoto coletado
Ano: 2009 – 0%
Ano: 2010/2011 – 30% (até setembro 2011)
Ano: 2011 – 50% (no final do ano)
Ano: 2012 – 70%
Ano: 2014 – 90%
Ano: 2018 – 100%