O 29 de agosto é lembrado como o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, que foi instituído por Lei Federal, em 1986, com o objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, bem como alertar sobre os malefícios à saúde causados pelo hábito de fumar.
Em Barueri, desde janeiro de 2009 a Prefeitura oferece aos munícipes a chance de parar com o vício do fumo com um programa de tratamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Hernandez Matos, do Engenho Novo, e no Crad (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição), do Jardim Silveira.
Tratamento
Nestes locais os viciados, que correspondem a 16% da população do município, encontram ajuda oferecida por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que realiza palestras motivacionais e acompanhamento terapêutico aos interessados, que devem procurar o serviço por iniciativa própria.
Risco à saúde
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto;
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Serviço
O tratamento é feito em grupos de 20 pessoas, uma vez por semana, com duração de três meses. É um serviço de prevenção em saúde que visa a diminuição do índice de fumantes entre os moradores da cidade. Quem tiver interesse em parar de fumar, pode participar das próximas turmas de tratamento. Basta ligar para: 4706-4826 e 4199-3206/4168-3740.