Com a finalidade de facilitar e melhorar o acesso da população ao sistema de saúde pública de Barueri, visando reduzir a demanda, principalmente nos prontos-socorros, a Prefeitura vai ampliar o atendimento na rede criando duas “Policlínicas” na cidade. Uma será no Jardim Silveira e outra no Engenho Novo. Ambas as unidades terão atendimento de urgência e especialidades de baixa complexidade.
“O acesso à Saúde é um direito universal. Essas policlínicas complementam o sistema de saúde pública em Barueri e descentralizam o serviço, fazendo com que as pessoas tenham atendimento mais rápido e perto de suas residências”, ressaltou o prefeito Rubens Furlan.
No Jardim Silveira, a Policlínica será instalada no antigo prédio do Caps/Crad (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição), na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 483, que será reformado e adaptado em 120 dias contados a partir da ordem de início da obra que está em licitação.
O prédio tem dois andares (térreo e superior) e será ampliado dos atuais 855,00 m² de área construída para 961 m² – ganhará mais 106,00 m².
De acordo com o projeto, o edifício terá reforma de pintura geral, adaptações de alguns ambientes e ampliação para sala de atendimento de urgência, abrigo para ambulância, guarita e abrigos para lixo. As obras vão possibilitar atendimento à população nas seguintes especialidades: cardiologia, vascular, oftalmologia, neurologia, pneumologia, fonoaudiologia, ginecologia e obstetricia.
Policlínica do Engenho Novo
Será implantada no prédio da UBS Maria de Lourdes Hernandez Matos, na avenida Capitão Francisco César, 1338, no Engenho Novo.
A unidade tem 1.493,00 m² de área construída e dois pavimentos: térreo e superior. Receberá obras de pintura e adaptações, incluindo a implantação de elevador, salas para urgência, observação, ultrasom, oftalmologia, pneumologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria. O prazo previsto para execução dos serviços é de 180 dias, contadaos a partir da ordem de início da obra que também está em licitação.
Infraestrutura
Neste ano, o governo municipal investiu na reforma de todos os prédios das UBS, chamadas de “Postos de Saúde” pelos usuários. O trabalho consiste na execução de obras como revisão da cobertura, pintura interna e externa com aplicação de pastilhas na fachada, revisão do piso dos estacionamentos e paisagismo.
O prefeito de Barueri decidiu também pela construção da UBS Vale do Sol em prédio de cinco pavimentos, com 12 consultórios para atendimento de pediatria, ginecologia, odontologia, oftalmologia e clínica geral. Contará ainda com salas de medicação e curativo, consultas, vacina, inalação, coleta, farmácia, dentre outras instalações. O prédio será erguido em terreno de 1.262 m², ocupando 2.271 m² de área construída, entre a rua Orinoco e a rua Mississipi, em frente à Emef Benedito Adherbal Farbo. A previsão é de que a obra seja construída até 2012.
A rede de saúde de Barueri é composta por:
– 16 UBSs (Unidade Básica de Saúde)
– 3 prontos-socorros
– Pronto-Socorro Infantil
– Hospital Municipal “Dr. Francisco Moran”
– Serviço de Especialidades Médicas
– SAE (Serviço de Atendimento Especializado)
– Maternidade Municipal
– Laboratório de Análises Clínicas
– Ortopedia no PS Central
– Fisioterapia
– CTA/Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico)
– Farmácia Municipal
– Vigilância em Saúde
– Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas)
– Centro de Zoonoses/Canil Municipal
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps Adulto e Caps infantil)
– Crad (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição).