Depois de uma grande reforma, a EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, que é também sede da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), foi reinaugurada durante cerimônia oficial realizada na manhã do dia 18 de março, em Alphaville. A solenidade fez parte do calendário oficial dos 62 anos de emancipação político-administrativa de Barueri.
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, responsável pelos investimentos que resultaram na completa ampliação da escola, esteve presente no evento, juntamente com a deputada Federal Bruna Furlan e o vice-prefeito Carlos Zicardi. Secretários, vereadores e demais autoridades compuseram a mesa solene, bem como a superintendente da Fieb, Neide Lúcia Minicheli José, e a diretora da unidade inaugurada, Marina Chaves Florêncio. A cerimônia foi prestigiada por estudantes, pais de alunos, professores e funcionários da Fieb.
Durante seu discurso, a superintendente da Fieb homenageou Bruna Furlan, lembrando os atos de generosidade da deputada, ainda adolescente, quando foi aluna da Fundação. Além disso, Neide também deu destaque à trajetória política do vice-prefeito de Barueri, Carlos Zicardi, e homenageou o prefeito Rubens Furlan.
Furlan relembrou a história da Fieb, criada durante o seu segundo mandato como prefeito de Barueri. Ele elogiou o trabalho da superintendente e sua equipe “Foram vocês que tornaram a Fieb o modelo de ensino que é hoje”, disse. Além disso, Furlan também exaltou a construção das outras sete unidades da Fieb, que ampliou de forma significativa a oferta por vagas na educação técnica de nível médio aos cidadãos baruerienses.
Já a deputada federal Bruna Furlan contou que se formou na Escola Maria Theodora, relatando as valiosas lembranças que guarda desse período que marcou sua adolescência. Bruna também deu alguns detalhes dos projetos que está buscando implantar na Câmara desde que tomou posse, entre eles a Comissão Permanente da Juventude.
A nova Fieb
As novas instalações da Escola Maria Theodora contam com 15.700m² de área construída. Além da reforma de todas as salas de aula, foi erguido um novo prédio, com quatro pavimentos, que abriga os departamentos administrativos da Fundação. Além disso, foi criada uma área frontal exclusiva para as vans escolares e estacionamento para funcionários.
A escola ganhou três quadras poliesportivas, piscina aquecida, biblioteca, videoteca, área de convivência na cobertura, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Línguas, além de sala de música, dança, teatro e judô.