O programa sociocultural Bairro-Escola, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri, finalizou na sexta-feira, 25 de março, o curso de capacitação e treinamento de 35 educadores comunitários. As orientações aconteceram durante cinco dias e reuniram a parceria da Escola Cidade Aprendiz – associação de referência nacional que desenvolve trabalhos educativos com a comunidade.
Dinâmicas diferenciadas, conceitos tecnológicos e comunicação foram os destaques do treinamento, que contou com orientação de equipe técnica da Escola Aprendiz. De acordo com Graziela Ramos de Carvalho, uma das gestoras do projeto Bairro-Escola de Barueri, o treinamento envolveu muitas informações novas que serão aplicadas pelos educadores comunitários durante as trilhas desenvolvidas nos bairros. “Começamos o ano ampliando o projeto e o atendimento à comunidade e o treinamento é importante na medida em que apresenta novas técnicas de comunicação e de trabalho com a comunidade”, explica Graziela.
Na quarta-feira, 23 de março, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, esteve com os educadores comunitários do programa Bairro Escola para dar boas-vindas à equipe e parabenizou os profissionais pela atuação junto à comunidade.
Sônia Furlan fez questão de reforçar que o sucesso do programa Bairro-Escola, deve-se às parcerias com as Secretarias de Educação, Cultura e Segurança e pelo perfil diferenciado dos educadores comunitários. “Nós dividimos com todos vocês o sucesso e a importância do trabalho que vocês desenvolvem trazendo as crianças para um melhor convívio social na escola e na família”, salienta.
O Bairro-Escola envolve atividades socioeducativas para crianças e adolescentes durante o período do contraturno escolar. São trilhas divertidas com temáticas culturais, esportivas, de música, dança, informática, leitura, artes e muitas outras. Para saber mais, informe-se através do telefone: 4199-2800.