A Prefeitura de Cotia promoveu na última semana a primeira audiência pública para informar a população sobre o Projeto de Concessão para Exploração e Prestação do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros, com a finalidade de acatar as sugestões dos moradores para o processo licitatório, visando à melhoria do transporte coletivo.
A participação pública realizada no plenário da Câmara Municipal contou com presença de mais de 250 pessoas, onde de forma democrática acompanharam apresentação do projeto e elaboraram mais de trinta perguntas enviadas via formulário. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito as perguntas que não foram respondidas durante a audiência serão enviadas aos munícipes via e-mail, por telefone ou ainda para a residência de quem preencheu o formulário.
Claudio Olores destacou que muitas sugestões enviadas pela população durante a audiência pública serão utilizadas pela administração. “Ouvir a população é a melhor forma de atender as necessidades, são usuários do transporte coletivo, pagam pelo serviço e merecem total atenção e respeito”, declarou o secretário.
Durante a ocasião o Secretário de Transportes e Trânsito Claudio Olores, falou sobre o compromisso da administração com a população no sentido de oferecer um serviço de qualidade a todos que usufruem do transporte coletivo na cidade. Claudio Olores ressaltou que o Prefeito Carlão Camargo pediu muito empenho neste processo de mudança para que o morador possa ter a sua disposição um serviço de qualidade, respeito, segurança e entre outros com direito a acessibilidade para pessoas com deficiência e tarifas justas.
Além do interesse pelos horários de pico queremos que o usuário seja atendido em todos os momentos e em todos os pontos da cidade, tanto moradores da área central como nos bairros adjacentes. Como trabalham com contrato de emergência, os prestadores de serviço do transporte atual atuam como pretendem sem se preocupar com a população e no novo modelo e sistema pela determinação do prefeito Carlão Camargo não podemos admitir que a população continue a mercê de um sistema que não atende as suas necessidades.
O presidente da Câmara vereador Paulinho Lenha, destacou que há muito tempo os moradores cobram uma solução do poder público no que se refere ao transporte coletivo. Paulinho observou ainda que o transporte alternativo precisa de readequações mas , que eles são os grandes responsáveis pela manutenção da atual tarifa.
Para o Secretário Claudio Olores, a audiência pública teve um resultado muito positivo porque todos puderam ter acesso às propostas da administração municipal e o projeto prevê muitas melhorias, entre elas, anunciou que a cidade contará com sistema de monitoramento, linhas de ônibus para todos os bairros, fiscalização adequada com agentes treinados, preparados e motorizados , além da garantia de que os moradores que se utilizam da linha de ônibus considerada intermunicipal terão a tão almejada redução do valor para a tarifa municipal.
Atualmente, a tarifa da linha intermunicipal está em RS 3, 15 e com a redução passará para R$ 2, 20. De acordo com o Secretário de Transportes e Trânsito Claudio Olores, mesmo que o oficio com a solicitação encaminhada a EMTU para intervenção desta linha não seja atendida, a Prefeitura implantará uma linha municipal que atenderá o percurso do Bairro Jardim Japão e Caucaia do Alto.
Para o Secretário Claudio Olores é imprescindível contar com a participação da população como maiores e melhores fiscais do transporte público para que o projeto baseado no panorama geral levantado de acordo com o estudo realizado por uma empresa especializada durante cerca de um ano e meio na cidade de Cotia tenha os resultados que todos desejam. “A cidade de Cotia nunca contou com um estudo tão minucioso. Temos consciência de que não resolveremos todos os problemas, mas tenho certeza de que o transporte da cidade terá um grande avanço”.
Quem descumprir as regras poderá ser multado e dependendo da infração poderá ter a suspensão do contrato de Concessão para Exploração e Prestação do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros.
Após a audiência pública a atual situação do projeto prevê o prazo de uma semana para preparar o edital de licitação, bem como sua divulgação num prazo e trinta dias para que as empresas possam apresentar suas propostas e concorrer. É uma ação pública e aberta a todos desde que preencham os requisitos. Através da licitação o contrato poderá chegar a dez anos podendo ser renovado por mais dez anos e contamos que com este prazo, novas empresas tenham interesse em participar.
A Secretaria de Transportes e Trânsito informa que os operadores do transporte alternativo que também serão inseridos no sistema de acordo com as novas regras e também serão contemplados com este novo projeto. A previsão é de que pelo menos cento e vinte operadores atuarão neste novo sistema.
Para garantir o direito a informação a todos a audiência contou com tradução em libras.
Também estiveram presentes os vereadores Paulinho Lenha , Claudio Saraiva , Caboclo Neto , Giba Marcelino , Toninho Kalunga e Marcos Nena , Secretário de Cultura Sérgio Folha, Secretário Adjunto de Transportes e Trânsito Silvio Leme e Assessoria Jurídica da Prefeitura de Cotia – advogado Adriano.