Aconteceu na Biblioteca Municipal de Apiaí o 5º módulo do Programa Viagem Literária, realização de uma Oficina Literária para o público acima de 15 anos
A oficina com o escritor e crítico Bruno Zeni propunha leituras, discussões e atividades de criação literária, partindo de gêneros textuais cotidianos (como a carta, o diário, o relato de viagem, a reportagem e o bilhete) para alcançar os gêneros literários consagrados (como a crônica, a poesia e as narrativas de ficção e não ficção). A partir de atividades práticas e da leitura de grandes autores brasileiros e estrangeiros. A oficina foi um laboratório de experimentação literária, no qual os participantes realizaram sua própria construção literária ou textual, através de poesia, relato, dentre outras.
Participaram 27 inscritos, que ao final da atividade receberam certificado, que certamente enriquecerá o currículo do aluno participante.
O Programa Viagem Literária 2010 foi finalizado em Apiaí, cumprindo seu objetivo de trazer ao município cinco atividades literárias durante o ano, que incentiva o morador ao uso do espaço da Biblioteca Municipal, incentivando a leitura e a sua importância, como na melhora da escrita e da criatividade.
Segundo a diretora de Cultura, Lia Camargo, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente foi responsável pelo projeto em Apiaí e aproveita a oportunidade para agradece a Secretaria de Estado da Cultura pelos projetos em 2009 e 2010.
“Com certeza não mediremos esforços para trazê-lo novamente em 2011. O aumento do público participante de 2009 a 2010 demonstra que o projeto foi muito aceito pela comunidade, agradecemos aos professores, alunos e comunidade em geral que participaram, valorizaram e enriqueceram o projeto e a Secretaria Municipal de Educação, nossa grande parceira”, expressa Lia concluindo que o “Viagem Literária é um programa educacional e cultural que precisa ser continuado”.