A área da Educação de Osasco não pára de inovar. Em atendimento a um pedido do prefeito Emidio de Souza, que é o de adotar um novo modelo de educação na cidade, que agregue valores culturais e de lazer aos pedagógicos, a Secretaria de Educação vem promovendo atividades extra-classe com os quase 60 mil alunos matriculados em sua rede.
E dando continuidade a essa ação, mais de 700 crianças da EMEF Terezinha Martins Pereira, que fica no Rochdale, visitaram, na manhã de quinta-feira, 12, o sítio Ecolândia, na cidade de Araçariguama. Trata-se de um complexo ecológico que, em seus quase 100 mil metros quadrados, abriga uma série de equipamentos onde as crianças passam um dia agradável, desfrutando de toda a infra-estrutura que o local oferece.
Lá, aprendem brincando valores como consciência ambiental e respeito à natureza. Monitoradas por aproximadamente 100 funcionários, elas fazem trilha pela mata, visitam o estábulo, e tem contato com animais como cavalos, porcos, cabras, pavão e avestruzes. Cercadas de muito verde, aprendem como funciona um poço artesiano, e participam de atividades cívicas e esportivas.
Cerca de 25 mil alunos da rede já visitaram o sítio esse ano. De acordo com a secretária de Educação, Mazé Favarão, o objetivo da iniciativa é promover pelo menos uma atividade extra-classe de qualidade às crianças. “As que não vieram ao sítio, estão participando de outros passeios, como ao teatro, por exemplo. Todas as escolas serão contempladas com essa medida. Acreditamos que o lazer cultural é um grande aliado da educação”.
Recepcionado por Vrejhi Sanazar, proprietário do Ecolândia, o prefeito Emidio de Souza visitou as instalações do sítio e foi ver de perto, como é o dia dos alunos que participam dessa atividade. “Fico muito satisfeito em saber que nossas crianças estão tendo a oportunidade de freqüentar um local com tão boa qualidade e tanto valor sócio-ambiental. Essa medida faz parte de uma estratégia para promover a qualidade de vida e enriquecer o conteúdo pedagógico, além de fortalecer laços de amizade. Esse esforço vai ao encontro às nossas metas de sempre valorizar o ensino de Osasco, tanto dos alunos, quanto dos professores”, disse.