Existem vários casos em que consumidores em geral e empresas associadas estão recebendo mensagens que noticiam a existência de pendências financeiras. Muitas destas mensagens utilizam a marca do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito ou do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito e congêneres, ligadas a nomes de diversas empresas.
A Renic- Rede Nacional de Informações Comerciais e a Aciu – Associação Comercial de Ubatuba esclarecem a todos que o uso destas marcas é INDEVIDO e que as entidades de proteção ao crédito (CDLs, Associações Comerciais e Sindicatos do Comércio Varejista) NÃO ENVIAM QUALQUER NOTIFICAÇÃO POR E-MAIL.
As mensagens divulgadas nesses e-mails têm o objetivo de causar prejuízos aos usuários, instalando vírus em suas máquinas e leitores de teclado em seus componentes, a fim de obter senhas e outras informações sigilosas, entre elas dados de contas correntes, cartões de crédito e outros.
Se você ou sua empresa receberem mensagens como estas, NÃO ACESSE NENHUM LINK INDICADO, deletando imediatamente a mensagem de sua máquina.
Em caso de dúvidas, procure a Aciu, munido de documentos (CPF e RG). A entidade está apta a verificar a existência de débitos em nosso sistema.
Veja a seguir alguns exemplos de mensagens fraudulentas que estão circulando:
MODELOS DE MENSAGENS FRAUDULENTAS
1 – Mensagem envolvendo CDL e RENIC
2 – Mensagem envolvendo o SCPC
3 – Mensagem envolvendo SPC/CDL e Embratel
4 – Mensagem envolvendo CDL e SPC
5 – Mensagem envolvendo a TIM
6 – Mensagem envolvendo a TELEMAR
7 – Mensagem envolvendo Cartórios (títulos protestados)
8 – Mensagem envolvendo SERASA
9 – Mensagem envolvendo Ponto Frio (relativa a pedido de compra)
10 – Mensagem envolvendo a CDL/SPC Salvador (ref. Receita Federal cancelamento de documento)
11 – Mensagem envolvendo a Receita Federal, sobre regularização de CPF