Sobre o tema “Pela construção da não violência”, a proposta do evento é ser um espaço de participação e decisão real da juventude de Osasco e região, aonde se possa pensar, criar e coordenar ações no sentido de se dar referências de uma nova sensibilidade e conduta frente a vida que já esta viva e atuante nas novas gerações.
Das 13h as 19h na Escola de Artes de Osasco, haverão mesas de debate com os temas; Mídia Alternativa, Sustentabilidade, Paz e Não violência, Demandas populares da cidade de Osasco, Arte e revolução e Democracia Real, todas elas propostas para que cada pessoa que se interesse por algum desses assuntos encontre um espaço para debater e coordenar ações futuras. Haverão também apresentações culturais de música, circo e teatro.
Os organizadores, todos eles jovens ligados ou não a movimento sociais sentem que esse espaço é importante porque atualmente os jovens parecem estar sem alternativas válidas de vida, restando escolher entre o caminho da violência ou a entrega a falta de oportunidades para todos.
“Não é semeando a desconfiança em relação aos jovens, ou suspeitando que em toda criança exista um criminoso em potencial, que se estabelecerá o dialogo.
Além disso, ninguém mostra entusiamo por dar participação nos meios de comunicação social as novas gerações, ninguém esta disposto a discussão pública desses problemas, a menos que nos coloquem como “jovens exemplares”, “com ações exemplares” e nos mandem limpar pinguins sujos de petróleo, sem nos permitir questionar o grande capital como promotor do desastre ecológico!” comenta Samuel Chaves, 23 anos, membro do Movimento Humanista e coordenador do Fórum.
E Juliano Nunes de 21 anos, coordenador da mesa de sustentabilidade acrescenta: “É imprescindível o encontro de todas as pessoas, grupos e instituições que constroem alternativas e soluções não-violentas aos conflitos atuais. Este Fórum é um espaço de convergência aonde estamos começando a elaborar novas respostas.”
O Iº Fórum da Juventude Ativista de Osasco adere e promove a Marcha Mundial pela Paz e a Não violência. Essa marcha recorrerá todo o planeta até janeiro de 2010, exigindo o fim das guerras e proclamando que a Não-Violência é uma opção possível. É uma ação organizada pela primeira vez em nível mundial que reunirá todas as associações, instituições e pessoas que querem construir um mundo não-violento, porque acreditam que é possível e que este é o momento melhor para tentar.
A iniciativa parte da associação “Mundo sem Guerras e sem Violência”, que convida todos aqueles que compartilham essa aspiração e essa crença a somar sua iniciativa às que já existem, transformando-se assim em co-organizadores, participantes e apoiadores do projeto mundial.
Mais informações: 9279-8403 (Samuel)