A PRISÃO ESPECIAL, A LEI DE IMPRENSA, DIPLOMAS E UMA CARTA NA MANGA.

ESN: 16675-080201-838850-87



Nesta quarta-feira (01/04), mais do que o dia da mentira, o Brasil comemorou duas notícias alvissareiras que há muito eram ansiosamente aguardadas. A primeira, e a mais importante foi a aprovação do fim de um dos dispositivos mais injustos da nossa legislação: O Instituto da Prisão especial.

Como se o fato de ter um diploma do ensino superior, ser sacerdote ou político (além das outras exceções) fizesse alguém um “criminoso melhor” do que outros menos afortunados. Este dispositivo só existia mesmo na prática para fomentar a impunidade e garantir privilégios a membros das classes mais favorecidas e aos políticos corruptos.

Pois bem; depois de vários anos de luta o senado acabou aprovando um projeto, do senador Demóstenes Torres, que acabava com a prisão especial e a reservava apenas para os políticos. Depois de uma grita geral de toda sociedade e uma pressão para mostrar “boa vontade” em direção ao fim da impunidade, os senadores acabaram revertendo essa benesse dada a eles mesmos (e a seus compadres) e mudou de vez o projeto para banir a prisão especial para qualquer pessoa. Ficando, agora, a cargo do juiz determinar quem pode correr risco de vida (ou não) ao ser preso. Na prática, sabemos que o Judiciário continuará mantendo a prisão especial para muitos apadrinhados e elementos “da sociedade”. Mas foi um avanço considerável.

Resta saber se o projeto será aprovado, nas duas casas, e sancionado pelo presidente (ainda neste século). Cabe aí, a pressão popular máxima sobre os senadores e deputados.

Outra notícia feliz foi o início do julgamento da Lei de Imprensa e da obtenção de dois votos pelo seu fim na totalidade. Algo oriundo de um dos períodos mais negros da nossa história não pode ser lá coisa boa.



Resta também a questão da exigência de diploma para jornalista. Os que a defendem pregam que o jornalismo é como Cirurgia Cerebral; só os qualificados e diplomados podem exercê-lo. Só que eles se esquecem de que os grandes vultos que estudam nas faculdades, muitas vezes sequer terminaram seus estudos.

Jornalismo é questão de talento, garra e muito trabalho. Nada mais. E nada disso se aprende na faculdade. O que transparece mesmo é o imenso lobby das universidades, faculdades, e profissionais que ganham a vida ensinando o jornalismo; além da clássica vontade (e praga) de reservar-se mercado para tudo. Dificultando o acesso das pessoas talentosas e dispostas a exercer a profissão.

Mais ou menos o que fazem os bancos e algumas empresas hoje; exigindo nível superior para funções como contínuo, escriturário, caixa, etc… Algo simplesmente excludente e injustificável.

A carta na manga, como não poderia deixar de ser, é o fato de que nossos políticos sempre que mordem; assopram.



Aproveitando todo o bafafá em torno da votação do fim da Lei de Imprensa no STF; da aprovação do fim da Prisão Especial para todos e do encontro de Lula com o G20 em Londres; nossos ilustres senadores aprovaram (por unanimidade) um projeto (Sen. Cristovam Buarque – Fiquei Pasmo!) visando aumentar ainda mais a boca livre com nosso suado dinheirinho. Querem agora AUMENTAR o número de parlamentares em nome de uma pseudo representação dos brasileiros que vivem no exterior. O senador perdeu uma grande oportunidade de legislar pela educação ou de ficar quieto no seu canto.

Isso só pode ser uma piada. Cabe a nós mostrarmos como é de mau gosto. Envie um e-mail para os deputados e senadores do seu estado (agora o projeto vai para segundo turno no senado e depois para a Câmara) exigindo a revogação desse absurdo. (Clique Aqui Para Deputados e Aqui Para Senadores do Seu Estado)

Pense nisso.

No Tags

Esse artigo é parte integrante do Blog Visão Panorâmica e é vedada a sua reprodução sem a autorização do autor.

A PRISÃO ESPECIAL, A LEI DE IMPRENSA, DIPLOMAS E UMA CARTA NA MANGA.

No related posts.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco