Para começar, Santa Maria é uma cidade sem cinema, e isso já fazem uns 7 meses se não me engano, desde que as 4 salas existentes foram fechadas. Vira e mexe falam que em breve irão reabrir, mas nada acontece.
O teatro da cidade por vezes recebe algumas peças, porém o valor do ingresso não condiz com a condição social da população. Ou seja, suas atrações são para poucos, poucos que podem pagar ingressos encarecidos.
O mesmo pode ser dito em relação às atrações musicais. E é aí que chego neste cartaz aí de cima. Ivete Sangalo irá realizar um show na cidade de Itaara, muito próxima a Santa Maria. Vocês devem estar se perguntando que “o show não é em Santa Maria, do que esse cara tá reclamando?!”. Mas o show é feito para a cidade de Santa Maria e organizado por empresas desta cidade. A cidade de Itaara é muito pequena não teria condições de dar retorno aos organizadores se somente a parcela de sua população com dinheiro fosse ao show.
Há um grande frisson em Santa Maria por causa desta festa. Pessoas comentando que vão ter que ir de qualquer maneira. Como havia dito antes, esse espetáculo é para poucos. Primeiro porque o primeiro lote de ingressos custa 30 reais e a área “vip” 120 pila. A tendência é que o ingresso normal alcance os 50 reais até o dia da festa. Algumas pessoas de outras cidades podem nem achar tão caro assim esses valores, mas para os parâmetros santamarienses, uma cidade feita por estudantes e por desempregados (muitos), esses valores fogem da realidade. Outro ponto é que, devido a dificuldade de acesso, as pessoas que querem ir a festa devem possuir um veículo ou ter um considerável gasto adicional com transporte.
O que tem me indignado é que isso vem sendo aceito passivamente na cidade. As pessoas reclamam que está muito caro e que é longe, mas mesmo assim falam que vão se virar e dar um jeito de ir, porque pela Ivete valeria a pena. Não julgo se o show da Ivete Sangalo é bom ou ruim, se vale a pena ou não, gosto não se discute. O que acho incoerente é que essa moça alcançou seu estrondoso sucesso nacional através da grande massa. E é essa grande massa que irá ficar de fora dessa grande festa. Assim como fica de fora de vários outros eventos culturais que são realizados apenas para poucos.
Na cidade de Santa Maria há diversos gêneros de expressões culturais sendo manifestadas nos diferentes bairros. No próprio teatro correm por vezes algumas peças que o ingresso é um quilo de alimento perecível, mas essas peças não são divulgadas já que não irão trazer lucro para ninguém, claro.
Penso que as diversas formas de expressões deveriam ser beneficiadas, valorizadas e divulgadas na cidade, para que possamos conhecê-las e, ao mesmo tempo, diversificar o panorama cultural e possibilitar o acesso do grande público a essas manifestações culturais.
A grande massa empobrecida do nosso país desigual tem fome…. fome de comida, fome de cultura, fome de diversão, fome de entretenimento, fome de reconhecimento… fome de tudo que lhe falta.
” A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, ballet
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade
DIVERSÃO E ARTE PARA QUALQUER PARTE…”
(Comida – Titãs)