ESN: 16675-080201-838850-87
Há sessenta anos algumas personalidades casadas e horrorizadas com o que haviam visto ou sentido na carne durante a Segunda Guerra Mundial; numa tentativa de impedir que as atrocidades que foram cometidas naquela ocasião pudessem ocorrer novamente; uniram-se em torno de um projeto que teve por objetivo criar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por si só esse documento nada pode fazer já que é de livre adoção. Mas sua existência dá aos governos e aos organismos internacionais a capacidade de medir a correta atuação de um Estado frente a seu cidadão. Com isso, pode-se decidir até por advertir publicamente uma determinada nação que não observe os preceitos nela contidos.
E olha que nem precisa ir muito longe. Aqui em nosso próprio país vemos os Direitos Humanos desrespeitados a cada dia e largados na vala comum da proteção aos criminosos. O Estado brasileiro mostra sua face perversa e hipócrita ao ser um dos signatários e a ignorar veementemente alguns dos mais básicos direitos assegurados pela carta.
Nesses sessenta anos; conseguimos um enorme avanço em muitas áreas abrangidas pela Declaração dos Direitos Humanos em nosso país. Mas ainda há um longo e acidentado caminho a seguir até que possamos nos orgulhar de atender plenamente a suas determinações.
Um sistema mais justo, uma qualidade melhor de vida e uma aplicação da lei de forma igualitária e eficiente são os maiores problemas que enfrentamos por aqui; além da clara educação das autoridades para a importância da observância desses direitos básicos para quem quer que seja.
Neste aniversário, temos muito que comemorar, mais ainda há muito a caminhar.
Pense nisso.
Blogagem Coletiva Pelo Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.
aniversário, anos, blogagem colaborativa, direitos, humanos, sessenta
a
No related posts.