18ª edição do Casamento Comunitário de Osasco une 410 casais

Com bênção religiosa, bolo, buquê, alianças, sorteios e um show da dupla sertaneja Guto e Nando, a cerimônia foi organizada pelo Fundo Social

No sábado, 26 de maio, a Prefeitura de Osasco, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou a 18ª edição do Casamento Comunitário – a 8ª consecutiva e na gestão do prefeito Emidio de Souza. A iniciativa teve início a partir da Lei nº 3117/95, proposta pelo então vereador e atual vice-prefeito Faisal Cury.

Na edição de 2012, o evento uniu 410 casais, que animados disseram o tão esperado sim, apadrinhados pelo vice-prefeito Faisal Cury e sua esposa Jusileide de Farias Souza. Os noivos tinham em comum, além do desejo de oficializar uma relação de anos ou começar uma vida conjunta, restrições financeiras para arcar com as despesas do cartório e com a festa. O casamento, que aconteceu no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Jardim Alvorada, realizou o sonho dessas pessoas e foi além das expectativas. O evento contou com a participação de 2 mil pessoas, contando convidados dos noivos, funcionários do Fundo Social, autoridades e veículos de imprensa.

A preparação para o casamento começou logo cedo, por volta das 6h, na sede do Fundo Social. Funcionários e colaboradores se mobilizaram para ajudar a preparar as noivas com penteados e maquiagens para tornar inesquecível o dia. Os casais também tomaram café da manhã e em seguida foram para o Centro de Eventos em ônibus cedidos pela Prefeitura, incluindo o “Redescobrindo Nossa História” ou popularmente apelidado como “Fofão”, de 2 andares.

Todos entraram no salão ao som das tradicionais clarinadas e da Marcha Nupcial. O Conservatório Villa Lobos, da Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), foi o responsável por tocá-la durante a passagem dos casais. Então, o casal Jair Maciel Fidelis, de 53 anos, e Viviane da Silva Xavier, de 28 anos, representando os outros 410 noivos, tiveram a união oficializada pela juíza de paz, Aparecida da Silva Leite, e a oficial Alexandra Leal Musa, ambas do 1º Cartório de Registro Civil de Osasco, tendo seu “sim” repetido por outras 820 vozes.

Em seguida, representantes da igreja Católica e Evangélica deram suas bênçãos. O padre Silvio Cezar de Souza anunciou que o desejo de união de tantos casais é uma prova de que o casamento e a família permanecem vivos e fortes. “O casamento é uma escolha livre dos noivos e uma construção diária do amor entre duas pessoas. Esse dia é especial porque cada um entrega sua vida e descobre a essência do amor no outro”, disse.

O pastor evangélico Dejair Silvério focou na responsabilidade de o homem zelar por sua casa. “O matrimônio é um dia de realização e alegria porque celebramos o momento de comunhão entre a igreja e seus filhos. É um momento extraordinário de transformações de vidas entre o casal”, ponderou.

No momento da troca das alianças, o pastor e o padre elogiaram o trabalho do Fundo Social e pediram aos casais que ficassem de pé, frente a frente, e se olhassem nos olhos. Enquanto dizia ao casal-modelo, Jair Fidelis e Viviane Xavier, todos os casais repetiam suas palavras e trocavam alianças.

Emocionada com a cerimônia, a presidente do Fundo Social, Joana D’Arc, lembrou sua antecessora, Marcia Abreu, agradeceu sua equipe e desejou uma vida marcante e memorável daquele dia em diante para todos os casais. “É uma grande satisfação e um grande desafio darmos continuidade para algo que sempre deu certo em Osasco. Estamos fazendo uma festa linda para 410 casais e salientamos que o Fundo Social não recebe pessoas apenas para o cadastramento, mas para oferecer uma mão amiga e sincera sempre em momentos difíceis. Trabalhamos com muito carinho e toda dedicação necessária para atender os desejos da nossa população da melhor maneira possível”, disse. “Esse casamento é uma reafirmação do amor e do carinho, e vocês devem lembrar que terão um ao outro para enfrentar os obstáculos do mundo”, concluiu.

Também presente ao evento, o deputado federal João Paulo Cunha parabenizou os organizadores e também felicitou os casais. “Esse é um momento do qual nunca nos esquecemos porque é a confirmação da celebração de um sonho. Essa é uma vida de cumplicidade. É um momento bonito. O casamento não é fácil, é como um barco no mar: o cenário é maravilhoso, mas existem ondas e turbulências. Há momentos de tranqüilidade também e precisamos saber ter tranqüilidade para compreender as horas difíceis e de provação. Não nos esquecemos de que depois da tempestade vem sempre a bonança e o diálogo é a melhor ferramenta do casal, que deve permanecer sempre unido e se amando”, disse.

O vice-prefeito, Faisal Cury, que representou o prefeito Emidio, falou do orgulho de gerir uma das maiores cidades do Brasil, que está se transformando a cada dia em uma das melhores. “Este é um momento significativo não apenas para a cidade, mas para todos os noivos e famílias envolvidas nesta cerimônia. O casamento é um momento de fazer com que pessoas que não tinham condições financeiras encontrem o momento oportuno para realizar seu sonho, que é a união, o casamento. Esperamos que com esta festa bonita, os noivos sintam plena realização”, afirmou.

O final do casamento foi coroado com um show da dupla sertaneja Guto e Nando, que cantou seus sucessos e músicas do momento, como “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”, de João Lucas e Marcelo, repetidos por centenas de vozes carregadas de amor, felicidade e principalmente diversão.

Por fim, houve ainda o sorteio de 5 fogões, 5 estadas no Hotel Mattiz “The Premium”, 10 dormitórios das Lojas Marabráz, 5 jantares da Churrascaria e Pizzaria Estância e 5 jogos de jantar doados pela empresa Makro Atacadista.


Casais símbolo

Os casais símbolo deste ano foram: Jair Maciel Fidelis e Viviane da Silva Xavier; José Pereira dos Santos e Pedrolina Tomaz, como o casal melhor idade; e Justim Lytson Wong e Evelin Garcia Martins de Melo, como casal mais jovem.

Dona Pedrolina, de 70 anos, e Seu José, de 80, formavam o casal mais velho. Com 38 anos de convivência, o casal contou que com o falecimento de seus antigos parceiros, foram aos poucos aproximados por amigos, mas não tinham condições de pagar as taxas do cartório. “Nos conhecemos em fevereiro de 1974 e o amor era tão grande que, em 1976, já estávamos morando juntos”, disse Petrolina. “O Fundo Social foi importante para que a gente conseguisse realizar nosso sonho no papel”, comentou José. “Não esperávamos uma cerimônia tão bonita e agora é aproveitar para namorar mais um pouquinho em casa”, emendou Petrolina, em um vestido ousado vermelho.

O casal modelo, Jair Fidelis, de 53 anos, e Viviane Xavier, de 28, nem pensavam que poderiam se casar oficialmente um dia. “Oficializamos uma união de quase 8 anos. Já tinha passado a hora e eu, principalmente, já estava forçando a barra e sendo cobrado pelos colegas e a família para casar”, brincou Jair. “Esse foi um momento de escolha conjunta. Estamos felizes e o dia de casamento é único porque estamos ao lado de quem amamos. Ele é uma boa companhia e parceiro. Ele é minha vida”, completou Viviane, com os olhos marejados, dizendo que conheceu Jair por meio de amigos.

Os noivos mais jovens, Justim, de 18 anos, e Evelin, de 17, estão há pouco mais de 1 ano juntos e decidiram se casar com a aprovação da família de ambos. Eles estudaram na mesma escola quando começaram o namoro. “Nos encontramos no colégio, quando a Evelin mudou de Barueri para Osasco. Logo de cara achei ela linda e quis conhecê-la. Não demorou para eu me apaixonar”, comentou Justim, com o fruto da união do casal no colo, o filho Pedro de 3 meses. “É bem diferente casar cedo. Muita gente acha estranho e tem preconceito, mas já constituímos uma família e este é o propósito do casamento”, avaliou Evelin.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo); e Luciano Jurcovichi (Cultura); os vereadores Aluisio Pinheiro (presidente da Câmara Municipal), Mario Luiz Guide, Antonio Toniolo, João Góis, Rubens Bastos, Osvaldo Vergínio, Josias da Juco, Rogério Lins; e Humberto Marchi, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil; dentre outras autoridades.

Patrocinadores

Essenciais para a realização do Casamento Comunitário, a Prefeitura contou com o apoio das seguintes empresas: Auto Posto Alternativa, Café Pelé, Confeitaria Requinte, Hotel Volare, Lojas Marabraz, Mine Confeitaria, Hotel The Premium, Nanda Hair, Natus Cosméticos, Pães e Doces Imperial, Pãozria, Phisália Cosméticos, Porsani Embalagens, Pro Descart, Sociedade Bíblica do Brasil, Makro Atacadista, e Walmart do Brasil Ltda.

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco