1- Diminua o tempo de briga para evitar que o peixe fique muito cansado. O equipamento de pesca deve ser compatível com a espécie e o tamanho do peixe que se pretende capturar. A escolha de um equipamento excessivamente leve não é sinônimo de esportividade
2- Pesque com anzol sem farpa, porque facilita na hora de soltar o peixe.
3- Utilize alicate de contenção para retirar o anzol, prendendo o peixe pela boca. Isso evita maiores danos tanto ao peixe quanto ao pescador. Quando usar bicheiro, coloque-o na parte inferior da boca, de dentro para fora, sem perfurar a língua. Cuidado para não furar ou espremer a língua e as guelras com alicate ou bicheiros.
4- Retire o anzol com o peixe de barriga para cima. Alguns peixes ficam mais calmos nessa posição.
5- Pesque com iscas artificiais, sempre que possível, porque são mais difíceis de serem engolidas, evitando ferimentos nos órgãos internos.
6- Molhe as mãos quando for segurar o peixe. Mãos secas, panos ou papel tiram o muco, que serve de proteção contra infecções.
7- Evite tocar nas guelras, que são órgãos de respiração dos peixes.
8- Mantenha o peixe fora da água o tempo suficiente para tirar uma fotografia.
9- Solte opeixe em águas calmas, sem correntezas, evitando que ele se esforce sem necessidade.
10- Solte opeixe com cuidado e segure-o pela cauda, esperando que se recupere, até que consiga nadar normalmente. Evite segurá-lo pela boca ou pelos opérculos, para que ele possa respirar.