A Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Osasco ofereceu, de 9 a 12 de junho, aos alunos da rede municipal de ensino, a “escolinha de trânsito”, um projeto de educação no trânsito.
O projeto, que está em sua 3ª edição, faz parte da campanha “Sinal Verde para a Vida”, realizada pela secretaria e que envolve uma série de medidas para ampliar a segurança no trânsito da cidade e reduzir os acidentes.
Na EMEF Maestro Domingos Blasco, no Jardim Novo Osasco, a bordo de bicicletas, os alunos receberam orientações de guardas municipais e agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) sobre regras de trânsito, incluindo respeito aos semáforos, e também dicas de segurança para andar pelas ruas ou atravessar vias públicas.
Defesa Civil
Outra atração à parte na “escolinha de trânsito” são as apresentações dos cães Fran, 9 anos, e Radar, 1 ano, ambos da raça Labrador, que fazem parte da equipe do canil da corporação da Defesa Civil de Osasco.
Especializados no resgate de pessoas, eles apresentaram ao público vários truques, incluindo encontrar objetos escondidos, sob as ordens do adestrador e supervisor do canil, Cecílio Neto.
Durante as apresentações, que abordaram busca e salvamento com cães, Cecílio apresentou o trabalho que é executado com os cães de salvamento existentes no setor, como buscas, afogamentos e soterramentos.
Defesa Civil em Portugal
Na tarde da próxima quinta-feira, 19 de junho, o adestrador e supervisor do canil da Defesa Civil de Osasco, Cecílio Neto, embarca para Portugal a convite do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, para participar da I Jornada Técnica dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e do Seminário Internacional sobre o tema do emprego de cães em atividades de proteção civil.
O Seminário e as Jornadas Técnicas pretendem colocar em discussão o trabalho dos bombeiros em áreas de catástrofe, e o intercâmbio entre as diversas entidades envolvidas (polícia, autoridades de saúde, entre outras) e a realidade internacional.
Cecílio irá ministrar no dia 28 de junho, às 17 horas no Quartel dos Bombeiros, a palestra “Defesa Civil x Proteção Civil (Brasil)” além de visitar as instalações centrais e trocar métodos e técnicas de intervenção com a Polícia Portuguesa