Desde a última segunda-feira (18/10), os moradores de Santana de Parnaíba e região podem visitar a mostra sediada no Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC), localizado no Largo da Matriz, 49, no Centro Histórico da cidade. Trata-se da exposição fotográfica itinerante “A Indústria da Cana de Açúcar”, que reúne diversas obras do engenheiro e fotógrafo Paulo Avelar e fica exposta no local até o dia 28/10. A entrada é franca e o espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
Fruto de uma parceria entre o SESI Santana de Parnaíba e a Prefeitura, o projeto apresenta ao público uma série fotográfica composta por 16 imagens flagradas por Paulo Avelar entre os anos de 2005 e 2008. Autodidata em fotografia, cujos conhecimentos foram aprimorados por meio de livros e pela internet, ele capta, de maneira sensível e didática, o percurso na produção do álcool e do açúcar refinado, desde a preparação do solo até o processo de colheita, chegando até a usina onde é processada.
Segundo Paulo Avelar, a plástica e a magia que envolvem a colheita manual da cana de açúcar foi o que mais o encantou no momento da captação das imagens. Ele considera o bóia-fria uma excelente representação da disposição que o homem precisa ter para trabalhar. “Algo importantíssimo para alcançarmos os nossos objetivos. Esses homens que trabalham na colheita manual da cana de açúcar, sofridos pelo trabalho intenso, cada um com sua luta e histórias e que, muitas vezes, são explorados pelo semelhante, sempre despertaram em mim a admiração”, ressalta o fotógrafo.
Além das cores, luzes, sombras e texturas, o visitante tem a oportunidade de percorrer a documentação fotográfica de um processo industrial e perceber a fragilidade humana. É importante dizer que antes de ser exposta no CEMIC, “A Indústria da Cana de Açúcar” passou também pelo SESI Santana de Parnaíba, no bairro Cidade São Pedro, entre os dias 12 e 15/10.
De acordo com a historiadora e responsável pelo CEMIC Agacir Eleutério, esta mostra é de suma importância para a formação cultural e educacional do ser humano. “Quando fomos procurados pelo SESI para expor esta obra, não pensamos duas vezes, principalmente por ser um material de excelente qualidade, que só vem para enriquecer o nosso espaço, além de ser de interesse público”, pondera a historiadora.
Mais informações sobre a exposição “A Indústria da Cana de Açúcar” podem ser obtidas no CEMIC, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 4154-6251.
Além disso, verifique
Vendedor (a) – Qualy Cestas Express – Santana de Parnaíba, SP
Atuar no setor de vendas, manutenção dos clientes antigos, buscar novos clientes, cobrar e acompanhar os pedidos. Experiência com vendas e de prefêrencia com...
De Indeed - 18 Jul 2013 13:34:07 GMT
- Visualizar todas as empregos: Santana de Parnaíba