Entre os dias 2 e 17 de julho, aconteceram, na cidade do Guarujá, os Jogos Regionais. E Osasco participou com delegação de 21 equipes, entre elas a de judô. No dia 9, as crianças do Projeto Escolinha do Futuro visitaram a delegação de Osasco e assistiram às lutas dos educadores que praticam o esporte.
Segundo o coordenador de judô do Escolinha, Jairo Sukushima, a ideia de trazê-los para passar um dia acompanhando os educadores durante a competição, tem por objetivo não só apresentar os educadores-atletas em ação. “É importante as crianças verem o dia-a-dia dos atletas, onde eles ficam durante o tempo das competições, como se alimentam, essas coisas que não aparecem, mas que são muito importantes e fazem parte da rotina de um atleta”, explicou.
Lidiane de Oliveira, 10 anos, aluna da 4ª, série da EMEF Osvaldo Quirino, uma das 40 crianças que esteve no Guarujá, e Bruno Soares da Silva, de 8 anos, não se continham de alegria ao verem seus educadores lutando no tatame. “Eu e o Bruno estamos muito orgulhosos do nosso professor. É realmente muito lindo ver tudo isso aqui”, disse Lidiane.
Laura Mirela Leal G. Silva, 10 anos, aluna da 4ª da série EMEF Saad Bechara, era outra empolgada: ”Eu achei emocionante ver os educadores como competidores. É diferente da escola. Aqui são atletas, os golpes que estão usando são muito diferentes do que nos ensinam, e eu entendo que ainda não temos idade para aprendê-los, mas um dia serei como eles, uma atleta, e estarei aqui também competindo”.
Sigifrides Pereira do Nascimento Junior, 11 anos, também não parava de falar dos golpes utilizados pelos atletas. “Vê-los aqui foi maravilho! Agora eles são para nós um exemplo. Quando eu sair do Saad, vou querer continuar com o judô”, afirmou cheio de animação.
Ao final do passeio, as crianças tiveram uma grande surpresa. Durante a viagem, manifestaram o desejo de conhecerem a praia, pois menos de 10% do grupo já havia tido essa oportunidade. E, ao final do dia, foram até a praia.
Secretaria de Educação
Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo
Texto: Fátima Rodrigues
Fotos: Fábio Hupia