A Prefeitura de Barueri está tomando providências para evitar que as águas das chuvas possam trazer eventuais transtornos e danos à população. Nesta semana, em vistoria pela cidade, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) determinou o início de obras reforçando as galerias de águas pluviais da avenida Salete, na Vila Engenho, bem como da avenida Piracema com a avenida Piramboia, no bairro Tamboré. Em ambos os locais, os trabalhos estão previstos para término no começo do primeiro semestre de 2011.
Na avenida Salete, após a Prefeitura de Barueri executar reparos emergências como a limpeza de bocas-de-lobo, o governo municipal decidiu pela implantação de novos serviços, visando acabar com alagamentos no local. Será implantada uma linha de aduelas de concreto (formato de U), equipamento que possibilita o fechamento das laterais, fundo e cobertura, tornando o serviço mais rápido.
Entre a avenida Piracema e a avenida Piramboia, a Prefeitura de Barueri inicia as obras de substituição da galeria metálica por aduelas de concreto. As obras compreendem trecho inicial da ponte de ligação ao bairro Tamboré (sentido Carapicuíba) até o Rio Tietê, que receberá as águas da nova galeria.
De acordo com o engenheiro José Paulo de Carvalho, diretor do Departamento de Obras Viárias da Secretaria de Projetos e Construções, a implantação da galeria consiste na execução de obras como: demolição do asfalto, abertura de vala, preparo de fundo de vala, assentamento de aduelas, vedação de aduelas, reaterro, repavimentação e sinalização. Segundo ele, a obra tem como objetivo amenizar problemas de afundamento da galeria, que recebe um grande volume de águas pluviais da galeria da alameda Araguaia.
Tráfego local
A meta da Prefeitura de Barueri é evitar que a implantação da nova galeria possa gerar maiores transtornos aos motoristas. Por isso, as obras começam ao lado do Rio Tietê, ou seja, debaixo para cima. A pista da avenida Piramboia (sentido Osasco) terá desvio para a pista a outra pista da avenida Piramboia (direção estrada da Aldeinha, em Alphaville), que terá um pequeno trecho como mão dupla. Inicialmente, as obras serão realizadas em horários específicos, determinados conforme estudos. “Interdição do tráfego só em último momento”, explicou o engenheiro Paulo de Carvalho.