De acordo com os técnicos da Defesa Civil de Barueri, a melhor maneira de se prevenir contra os desabamentos e soterramentos causados pelo deslizamento do solo encharcado em barrancos é a observação atenta dos sinais que antecedem ao desastre. E os mais significativos são a inclinação de árvores e postes, as trincas e “pregas” recentes na terra e as grandes rachaduras nas casas.
A Defesa Civil do município está atenta às consequências das fortes chuvas que estão acontecendo diariamente na região, com um monitoramento constantemente das áreas de risco ocupadas indevidamente por moradores. São poucas no município já que, no caso de áreas públicas, a Prefeitura não permite a invasão, mas nas áreas particulares mapeadas pela Defesa Civil está havendo um intenso trabalho de prevenção aos desastres naturais causados pelo excesso de chuvas.
Atenção geral
As tempestades com fortes ventos derrubam árvores e arrebentam os fios de alta tensão que podem atingir as pessoas nas ruas. Os alagamentos nas vias públicas podem conter armadilhas por causa de bueiros abertos ou buracos que existem sob a água. Quem mora próximo aos córregos tem que ficar atento ao nível da água, que sobe rapidamente nesses casos. E a força da correnteza pode arrastar uma pessoa e causar a sua morte.
Serviço – Em casos de emergência deve-se ligar imediatamente para a Defesa Civil de Barueri nos telefones 153 e 193, ou para o Corpo de Bombeiros, na linha 199. Para outras informações ligue 4199-1400, ramal 115.