A meta é que duas mil pessoas sejam matriculadas até o dia 15 de fevereiro.
Este ano a Prefeitura de Carapicuíba vai intensificar os programas de alfabetização e ensino de adultos. Para isso será lançado o Programa Analfabetismo Zero, que consiste em uma grande campanha em toda a cidade para que as pessoas que ainda não tiveram a chance de serem alfabetizadas ou concluir o ensino fundamental possam realizar este sonho.
Durante o mês de janeiro até o dia 15 de fevereiro, todas as escolas municipais terão postos de atendimento para informações e matrícula. São mais de 50 escolas espalhadas por diversos bairros.
O Programa Analfabetismo Zero pretende matricular duas mil pessoas em idade acima de 16 anos em toda a cidade para o “Brasil Alfabetizado” e “Educação de Jovens e Adultos”, programas já existentes no município.
O “Brasil Alfabetizado” é voltado para quem não sabe ler ou escrever e o EJA – “Educação de Jovens e Adultos” atende pessoas que já tiveram algum tipo de iniciação escolar.
A Prefeitura também prepara uma grande campanha publicitária, com cartazes, panfletos, faixas, outdoors e carros de som para que os futuros alunos sejam alcançados pela proposta do Analfabetismo Zero.
Para facilitar o acesso aos alunos, a Secretaria da Educação pretende formar turmas priorizando as regiões em que os alunos residem, para isso, serão firmadas parcerias com entidades, associações e igrejas para abrirem salas de aula, caso não haja uma unidade de ensino nas proximidades. Poderá haver ainda, disponibilidade para aulas durante o dia.
Os interessados também poderão fazer a inscrição em postos móveis que serão montados entre os dias 17 e 31 de janeiro no calçadão, no km 21 e na Estação Carapicuíba.