Os alunos da Escola Especial Edmundo Campanhã Burjato foram os personagens principais da festa de encerramento do ano, no último dia 8. Eles apresentaram aos pais, amigos e professores um vídeo e organizaram uma exposição de fotos, resultado das oficinas de teatro e fotografia que a Secretaria de Educação, com assessoria da associação Mais Diferenças, implantou este ano na escola.
O vídeo e as fotos mostram todo o trabalho desenvolvido ao longo de dois meses de duração das oficinas. Durante este período, a oficineira Tatiana Zalla trabalhou com os 40 alunos participantes as técnicas de consciência corporal em prol da expressão individual, massagem, relaxamento, alongamento, entre outras, comumente utilizadas no teatro. “A intenção não era formar atores, mas sim atingir uma consciência corporal a partir do toque, trabalhar com essa linguagem”, explica a instrutora, formada em artes cênicas, que trabalha com arte-educação há 10 anos e com pessoas com deficiência há 4. Na sala de aula, Tatiana atua em parceria com uma professora da escola, Irene Vicente de Arruda, que oferece apoio com a experiência que já tem com os alunos.
A oficina foi dividida em duas aulas semanais, com duas horas de duração cada, em duas turmas: 20 de manhã e 20 a tarde. A seleção para a participação dos alunos foi feita depois de uma dinâmica promovida pela associação, na qual os alunos tomaram conhecimento do trabalho e ficaram livres para participar caso tivessem vontade. “Inscrevemos somente aqueles que manifestaram intenção de participar. Somente os voluntários estão aqui”, salienta a monitora.
Segundo Tatiana, os avanços são notórios. “Eles melhoraram a auto-estima, estão mais comunicativos e desenvoltos. As mães também contam que essa melhora é vista em casa”, conta.
Depois, os alunos sairão em férias e a associação se reunirá com os profissionais da Secretaria de Educação para analisar os resultados obtidos na execução deste projeto piloto.
Secretaria de Educação de Osasco
Assessoria de Comunicação: Vilmary Macedo
Texto: Soraia Sene