Programa do ITB Paulista orienta alunos a respeito da gravidez precoce em Barueri

O ITB Professor Munir José, do Jardim Paulista, unidade mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), criou o Projeto Adolescente: Questões de Gênero e Sexualidade. Destinado a todos os alunos da escola, o projeto teve início no mês de maio e compreende uma série de iniciativas que visam promover o diálogo, a disseminação de informações e a orientação dos jovens para evitar a gravidez precoce entre os jovens.

“Nosso Projeto Adolescente pode ser descrito como uma intenção de abordar as questões relativas ao gênero e à sexualidade a partir de duas perspectivas complementares. Por um lado, devemos informar nossos alunos sobre essas questões, por outro lado, enquanto instituição educativa, devemos procurar meios para estimar e conduzir a reflexão”, esclarece a professora de Filosofia, Marisa Alves de Souza, responsável pela condução do projeto.

Para tanto, Marisa descreve alguns pontos que estão sendo priorizados, como a viabilização de um espaço de comunicação e esclarecimento de dúvidas orientado para e pelos próprios jovens; a criação de um espaço/momento para exibição de filmes e documentários nos quais tais questões sejam abordadas; e palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência e das doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outros.

Seguindo as ações planejadas, foi realizada uma pesquisa junto aos jovens da 1ª série do Ensino Médio para se ter uma idéia do nível de conhecimento deles a respeito do tema. Filmes também têm sido exibidos com frequência, como um vídeo didático sobre planejamento familiar e o documentário “As Meninas”, da diretora Sandra Werneck, que aborda a questão da gravidez na adolescência.

Além de orientar sobre o perigo das doenças sexualmente transmissíveis, é também preocupação da escola alertar sobre a importante fase da vida que é abreviada quando ocorre uma gravidez precoce e não planejada. A preocupação com o futuro e a realização de sonhos mantêm-se como pontos fortes para estimular os jovens a tomar decisões responsáveis. Inclusive, um estudo feito pelo Instituto Kaplan com 10.896 jovens de 14 cidades paulistas, concluído este ano, constatou que sonhar com o futuro pode diminuir as ocorrências de gravidez na adolescência.

Submetidos a testes e oficinas desde 2004, os jovens participantes da pesquisa eram estimulados a planejar seu futuro profissional e simular a mesma situação com a presença de uma criança concebida precocemente. Com a conclusão das oficinas empregadas nesse projeto, houve uma diminuição de 91% na incidência de gravidez indesejada.

Palestra

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina se mobilizam, pelo quarto ano consecutivo, em nome dessa causa. O tema deste ano foi “Sua Vida Sua Responsabilidade”.

Para pontuar essa ocasião tão importante, o ITB Professor Munir José realizou, junto aos alunos da 2ª série, uma palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, ministrada pela psicóloga Stella Camargo, da Bayer Schering Pharma. Essa palestra, além de estar inserida no Projeto Adolescente, faz parte do Programa ATO – Programa de Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva, implementado desde 1993 pela Bayer no Brasil e que orienta o público adolescente sobre saúde e sexualidade responsável.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri