“É muito bom saber que nós podemos ajudar as pessoas. Um dia pode ser que a gente precise também. Nunca se sabe”. Com a fisionomia serena, demonstrando felicidade, o motorista Arnaldo dos Santos, 51 anos, morador do Recanto Phrinéa, aproveitou a folga na escala de trabalho como motorista para doar sangue na manhã chuvosa desta terça-feira, 1º de março. “A falta de sangue nos estoques é um problema sério e pode custar vidas humanas”, completou ele, que afirmou doar espontaneamente há muitos anos.
Arnaldo é um dos doadores que utilizam o Banco de Sangue, que funciona no Hospital Municipal de Barueri em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. Em apenas 6 meses de funcionamento, o posto já coletou 3.097 bolsas de sangue, o que dá uma média de 516 bolsas/mês – números que o colocam entre os dois maiores captadores de hemoderivados do estado de São Paulo.
Estava lá também Kelson Donizete de Souza, 33 anos, morador do Jardim Belval, que doa sangue há 11 anos. “Temos que ajudar a quem necessita. Se pelo menos 60% da população que mora na região fizesse isso, muitas vidas seriam salvas.”
Outro cidadão do bem é Paulo Soares dos Santos, 41 anos, morador do Parque dos Camargos, que também doa sangue regularmente. “É bom para o espírito e a saúde de quem está doando, e melhor ainda para quem precisa. A gente não deve passar por esse mundo sem fazer alguma coisa para o bem dos outros,” comentou.
“O Banco de Sangue em Barueri foi uma grande conquista da Prefeitura à nossa população. O morador de Barueri é naturalmente solidário, e comprovamos isso com os números de nosso banco de Sangue. Quero agradecer a todos que ajudam a salvar vidas doando sangue”, afirma o prefeito Rubens Furlan.
Quem pode doar
Estão aptas para a doação pessoas com idades entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg e boas condições de saúde. Não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não estar em jejum; não ter fumado até 1 hora antes ou ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem, bem como aqueles que viajaram para as regiões norte e centro-oeste nos últimos 6 meses.
O Banco de Sangue
O serviço tem capacidade para captar até 800 bolsas de sangue/mês. Atende no saguão térreo do Hospital Municipal de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Deve ser apresentado um documento oficial de identidade com foto. Após a triagem e a coleta, a Fundação Pró-Sangue é responsável pelo transporte, processamento e distribuição do material colhido. Somente o Hospital Municipal de Barueri utiliza mais de 500 bolsas de hemoderivados por mês para os seus pacientes.
Serviços – Quem quiser doar sangue, basta procurar o posto de captação no Hospital Municipal de Barueri, na Vila Porto. Mais informações pelos telefones: (11) 2575-3375 (Banco de Sangue) e 4199-3100 – ramal 3195 (Secretaria de Saúde).