No primeiro dia da operação, 70 profissionais visitaram 315 residências
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na manhã de segunda-feira (24/1) um mutirão de limpeza para eliminar os criadouros do mosquito da dengue nos bairros Santa Isabel, Santa Ângela e Parque Frondoso. Intitulada “Cata Treco”, a operação passou por 315 residências e mobilizou 30 agentes comunitários e profissionais das secretarias da Saúde e de Obras, que visitaram as casas, orientaram os moradores e distribuíram material informativo sobre as formas de prevenir e combater a dengue.
Os funcionários da Secretaria de Obras recolheram pneus velhos, garrafas e outros materiais em residências, pontos de ônibus e terrenos baldios, totalizando três caminhões de lixo.
O secretário da Saúde, Antonio Melo, acompanhou a operação e destacou o envolvimento dos profissionais. “Todos estão muito envolvidos e preparados para orientar a população da melhor maneira possível. Não vamos medir esforços para combater o mosquito Aedes Aegypti”, declarou.
Nesta terça-feira (25/1), o mutirão da saúde percorrerá as ruas do Jardim Engenho e Recanto Suave.
Ações Preventivas
Desde outubro de 2010, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo ações preventivas com os alunos das escolas municipais, por meio de palestras e capacitação de diretores e professores. Empresas e instituições do município preocupadas com os riscos da transmissão da doença solicitaram palestras e ações educativas da equipe de controle de vetores.
Áreas de risco
Tomando como base os focos da doença notificados em anos anteriores em Cotia e nas cidades vizinhas, a Secretaria da Saúde criou um mapa de ações para as áreas consideradas como prioritárias.
Para estas regiões, a secretaria intensificou as medidas preventivas, organizou o mutirão e mobilizou as associações de amigos de bairro e entidades religiosas na luta contra a dengue.
Conscientização
A Secretaria da Saúde investiu em material educativo e informativo para ampliar as possibilidades de levar informação e orientação a todos. Sem a colaboração da população, o mosquito transmissor da dengue encontra condições favoráveis para sua proliferação.
Além das condições climáticas (chuva e calor), descartar pneus e lixos em local inadequado favorecem o desenvolvimento do mosquito.