Atento ao problema da dengue que, de acordo com previsão do Ministério da Saúde vai aumentar muito neste ano em todo o país, o governo municipal de Barueri está se mobilizando para evitar que uma epidemia atinja a sua população neste ano de 2011. Para isso, a Secretaria de Saúde de Barueri já programou mutirões, em cinco sábados alternados, que irão abranger todas as regiões da cidade. O horário será sempre das 9 às 16 horas.
No sábado passado, 29, aconteceu o primeiro mutirão na região da Vila Boa Vista, Vila Barros, Jardim Barueri e parte do Jardim dos Camargos. Foi realizado um trabalho de conscientização junto às pessoas para que elas façam a sua parte nesta guerra contra a doença. Mais de 30 agentes da dengue realizaram visitações em residências, comércios e empresas.
Datas dos mutirões
1- Dia 12 de fevereiro, na região do Jardim Califórnia, Vila Morelato e parte do Engenho Novo.
2 – Dia 26 de fevereiro, no bairro do Jardim Belval.
3 – Dia 12 de março, no Parque Imperial e Jardim Mutinga.
4 – Dia 2 de abril no bairro do Jardim Silveira.
Nestes 4 mutirões a serem realizados está prevista a cooperação do Exercito Brasileiro e voluntários de outras Secretarias. Vale lembrar que continuam sendo realizadas normalmente as visitações de rotina dos agentes da dengue em todos os bairros da cidade
Prevenir uma epidemia
O secretário de Saúde de Barueri, médico Mauricio Tundisi, participou desse primeiro mutirão, juntamente com as médicas Mara Cintia Kupper Yano, coordenadora de Vigilância em Saúde, e Adriana Guerra Boni, diretora do Programa de Combate à Dengue de Barueri. Tundisi lembra a previsão de epidemia divulgada pelo Ministério da Saúde e apela à população para que colabore e receba bem o agente da dengue.
“Ele estará devidamente identificado e irá dar todas as orientações necessárias sobre como você deve agir para prevenir a proliferação do mosquito na sua casa. Apesar de todo o empenho da Prefeitura, que desenvolve um programa de combate à dengue durante o ano inteiro com mais de 120 técnicos e agentes de campo, só mesmo você, em sua casa, no seu dia-a-dia, pode evitar uma epidemia,” avisa o secretário de Saúde
População reconhece
O senhor Francisco Felinto Leite, morador da Vila Boa Vista há 28 anos, apóia totalmente a ação. “Os agentes já foram na minha casa e olharam tudo. Eu recebi muito bem porque sei como é importante o trabalho deles para a nossa saúde”. A estudante Daiane Pereira está consciente do problema. “A dengue é perigosa e mata mesmo. Temos que tomar muito cuidado”. O Reinaldo Fernandes de Oliveira disse que conheceu uma pessoa com dengue. “É horrível. Fiquei impressionado. A gente tem que evitar que outras pessoas fiquem doentes,” disse.
Serviço – O tema da campanha, neste ano, é “Nem Vem Dengue”. Qualquer dúvida ou notificação de casos, reclamações ou informações, utilize o DISQUE DENGUE: 0800 7717207.