Através de diversas ações, a Secretaria da Saúde, através da Vigilância Ambiental, orientou a população e combateu focos do mosquito, através de visitas a mais de 50 mil residências.
A Secretaria da Saúde de Carapicuíba continua alerta no combate à Dengue. O calor e as chuvas do verão aumentam o risco de contágio, e para impedir a proliferação de casos da doença, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental está diariamente com seus agentes nas ruas para orientar os moradores.
Até o mês de novembro de 2010, as equipes da Vigilância Ambiental executaram 1.490 visitas a pontos estratégicos, 248 visitas a imóveis especiais e 51.961 visitas a imóveis em atividades de bloqueio de criadouros e casa à casa.
Antecipando-se à chegada do verão, em novembro, a Secretaria da Saúde intensificou o trabalho, com a distribuição de folhetos explicativos nas Unidades Básicas de Saúde, feiras livres e supermercados. Realizou também um dia de conscientização no Calçadão com atividades culturais para alertar a população sobre os riscos da contaminação.
Ações conjuntas com outros municípios colaboraram para encontrar focos do mosquito e orientar a população. Foi o caso das equipes da Vigilância Ambiental de Carapicuíba e Osasco, que atuaram entre os dias 6 e 10 de dezembro, nas regiões que dividem os municípios, com atividades de vigilância e controle e visitas casa à casa.
A Vigilância Ambiental também elimina criadouros, faz a telagem de caixas d’água, desratiza bocas de lobo, mantém o controle de focos em pontos estratégicos e fiscaliza locais propícios à proliferação do mosquito. Em 2011, as ações continuam, mas o melhor combate à Dengue é a prevenção.
A Secretária de Saúde, Dra. Simone Marques Monteaperto, ressalta que a Dengue pode ser evitada com pequenos cuidados caseiros, como não deixar água parada em vasos de flores, calhas, laje, pneus, latas etc., e manter a caixa d´água limpa e coberta. O Aedes aegypti pode-se reproduzir até em pequenas quantidades de água parada. “Somente com a prevenção podemos evitar uma epidemia de dengue no Município”, explica.