O novo estacionamento em frente à Prefeitura de Barueri, totalmente reformado pelo governo municipal, entre as ruas Professor João da Matta e Luz e do Paço, já está em funcionamento. De acordo com o decreto 6.967, de 6 de dezembro deste ano, o espaço opera com o sistema zona azul.
Os tíquetes de zona azul são vendidos no local pelos agentes de trânsito do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), órgão da Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri. “A tarifa para utilização do estacionamento é de um real pelo período de uma hora. E o tempo máximo permitido para a permanência do veículo na mesma vaga são duas horas”, informou o coordenador de trânsito Edson Orrin.
A remuneração para uso das vagas acontece em caráter experimental, mas a população já aprova a rotatividade do estacionamento. “Acho ótimo. Às vezes a gente tem que resolver alguma coisa no centro da cidade ou na Prefeitura e já encontra lugar para estacionar o carro”, comentou Francisco Aguinaldo Serafim, que trabalha no Jardim Líbano.
Para Timóteo Fujimoto, que atua em um escritório imobiliário na região central do município, o comércio local pode ser mais prestigiado com a iniciativa. “O valor é irrisório e inibe que alguém vá trabalhar em outra cidade e deixe o veículo estacionado no local o dia inteiro”, afirmou. “É a democratização do espaço público”.
Quem estacionar na vaga sem o pagamento da tarifa ou permanecer por mais de duas horas está sujeito a multa no valor de R$ 53,20, além de três pontos na carteira de habilitação.
Em uma área de 3.778 metros quadrados, o novo estacionamento em frente ao Paço Municipal dispõe de 68 vagas para automóveis e 20 para motocicletas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.