Na manhã desta sexta-feira (12/11), as forças de segurança atuantes no município de Cotia, se reuniram em frente à Prefeitura para realizar a Operação Integração.
Capitão Odair, da Polícia Militar, responsável pela ação informou que a operação reúne as Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e o Demutran. Segundo o capitão, a operação visa atuar de forma integrada mediante ações com foco preventivo e repreensivo nas áreas de Caucaia do Alto, Cotia e Granja Viana.
Serão realizadas nesta operação ações de bloqueio, saturação, visibilidade, cumprimento de mandatos, fiscalização de condutores de veículos, visitas comunitárias a vítimas recentes de roubo (nova medida) e o trabalho educativo e preventivo de acidentes. “Queremos intensificar e fortalecer o trabalho da polícia, visando o bem comum e garantir a segurança da população”, declarou o Delegado Titular, José Aparecido Sanches Severo.
A operação Integração conta com efetivo de mais de 100 homens. A Guarda Municipal de Cotia disponibilizou (22 viaturas, 4 motos e 48 guardas civis). A PM colocou à disposição, 10 viaturas (sendo 2 da Polícia Rodoviária) e 30 homens. Já os Bombeiros têm (3 viaturas, 2 caminhões, unidade móvel e 9 homens), a Polícia Civil opera com (6 viaturas e 15 policiais). O Demutran colabora na operação com (2 viaturas, 3 motos e 7 agentes).
De acordo com o Comandante Meirelles, serão realizados bloqueios em vários pontos estratégicos da cidade, para fiscalização de todas as áreas que envolvem segurança pública nos bairros mais críticos, e assim coibir a marginalidade, disse o comandante.
Para o Secretário- Dr. Nelson Bruno “essa união é muito importante, pois dará maior segurança para a coletividade”, diz.
Acompanham a operação os secretários municipais: Dr. Fábio Cardoso de Melo (Gabinete), Dr. Nelson Bruno e Cilso Vieira Cardoso (Segurança), Silvio Leme (Transporte e Trânsito), Dr. Severo (Delegado Titular), Capitão Odair Marcelo, Capitão Vitorino (Corpo de Bombeiros) e o Comandante Meirelles (Guarda Municipal).
A operação teve início às 10h, e se estenderá até às 16h.