Na quarta-feira, 3, um grupo de 25 mulheres atendidas pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Silveira, órgão da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania de Barueri, conheceu o Aterro Sanitário Municipal. A Secretaria de Cultura e Turismo disponibilizou um ônibus para fazer o transporte até o bairro dos Altos.
A assistente social do Cras do Jardim Silveira, Luana Paula Tommasini, explicou que o grupo é formado por beneficiárias do programa Renda Cidadã. “A questão ambiental complementa o acompanhamento socioeducativo que a gente faz destas famílias”, afirmou.
Walter Geraldo, educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhou a visita. “Este aterro passou por um processo de recuperação ambiental e não recebe mais lixo”, informou o educador ambiental, mostrando os drenos horizontais implantados em 2005, pela Prefeitura de Barueri, no local que era considerado um lixão.
Na sequência, as visitantes conheceram o galpão da Cooperyara – cooperativa que separa materiais recicláveis, formada por ex-catadores de lixo. “Observando o trabalho que eles fazem aqui, a gente percebe a importância de praticar a coleta seletiva”, comentou Telma Sueli Barreto da Silva, moradora do Parque dos Camargos. “Todos deveriam fazer essa visita”.
O Viveiro Municipal, onde a Secretaria de Meio Ambiente armazena mudas que são disponibilizadas para plantios, encerrou o itinerário pelo Aterro de Barueri. Nas próximas semana, outras turmas do Cras terão a aula prática no complexo.