Na manhã do dia 23 de outubro, a Emef José Vital Alves Freire (Jardim Itaquiti) realizou uma feira cultural, com os temas Charles Chaplin, Toquinho (com a música Aquarela) e técnica de Naif. O evento também contou com apresentações de danças pelos alunos da escola.
A realização de evento segue orientação pedagógica da Secretaria de Educação de Barueri, que no início do ano, incluiu em sua agenda escolar o desenvolvimento de trabalhos que estimulem a criatividade da criança, apresentados ao final em uma feira cultural na própria escola aos pais. A proposta também é encontrada no caderno de apoio.
O trabalho foi interdisciplinar e cada professora desenvolveu com seus alunos técnicas de pontilhismo, uso de esponja de aço, pintura de cerâmica e origami em círculos, entre outras.
Cada sala da escola expôs seu trabalho, e a Feira também incluiu oficinas com os pais. “Adorei essa oficina, porque aprendi com a pintar”, disse a mãe de aluno Patrícia Max Miano, e até brincou: “Agora sei por que meu filho chega em casa todo sujo de tinta, olha meu estado”.
Em outra, havia filmes de Charles Chaplin e exposição sobre quem foi este gênio do cinema mudo.
Toquinho
Em outra sala, os participantes podiam apreciar a música de Toquinho, tocada pelo aluno Gilvan Calsolari, 13 anos, ao violino. Os alunos da escola também fizeram um livro gigante com desenhos, trazendo uma releitura da música Aquarela.
A escola entrou em contato com Toquinho, que autorizou a tiragem de 500 livros para serem distribuídos entre os alunos.