ESN: 16675-080201-838850-87
A constituição brasileira diz: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; em seu parágrafo V: “É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”; em seu parágrafo IX: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”; no parágrafo XIII: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”; no XIV: “É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.
Como se isso não bastasse, o artigo 220 trás uma redação “interessante”: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Em seus parágrafos 1º e 2º, esse artigo ainda diz: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV; “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
O que espanta qualquer pessoa normal é a imbecilidade que move algumas pessoas, entidades e políticos em nosso país. O Blog Resenha em 6, publicou uma resenha sobre um bar chamado Boteco de São Bento – Boteco de São Bento O Pior Bar do Sistema Solar – ao simplesmente expor a sua opinião como freguês e explicar os motivos que o levaram a ter uma experiência negativa no tal bar, o blogueiro não só sofreu ameaças físicas veladas como foi notificado extra-judicialmente para que removesse o artigo sob pena de processo criminal.
Ao invés de usarem a resenha para sanar os problemas, melhorar o atendimento e fazer dela uma consultoria gratuita, os proprietários resolveram partir para a ameaça e tentar intimidar o blog com processo e censura.
O que desejavam tanto esconder, agora passa a ser replicado por inúmeros blogs e sites Internet a fora. Isso só mostra como a estupidez humana pode representar um obstáculo enorme para qualquer pessoa que desejar alcançar o sucesso.
Teria sido muito mais produtivo e educado, e mais eficiente do ponto de vista comercial, entrar em contato com o autor da resenha e explicar suas razões ou informar as mudanças que efetivou para sanar os problemas encontrados. Certamente, um novo convite para uma visita e uma boa conversa ao vivo renderiam uma resenha positiva e com um especial destaque para a visão dos proprietários e a preocupação em oferecer o maior conforto e satisfação possível para seus clientes.
Infelizmente não foi o caso. Preferiram tentar esconder possíveis problemas e intimidar o blogueiro. É uma pena porque, agora, todos sabem que o Boteco de São Bento é o pior bar do sistema solar.
A censura jamais poderá ser tolerada e ameaças físicas ou ao direito de expressão devem ser punidas com o efeito contrário ao que desejavam: exposição máxima. O Blog Visão Panorâmica sempre apoiará as iniciativas contra a censura e a imbecilidade humana.
Vejam parte do artigo:
Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o
pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem
graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma
dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos
vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda
ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha
simpatia no atendimento.
- Fui no da Vila Madalena. Dizem que o do Itaim é ainda pior.
Resenhado por
Raphael Quatrocci
Nota do editor: Artigo escrito sob a influência maligna daqui. (rs)
No Tags
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com