Transportadores de escolares são orientados a tornarem-se microempresários individuais

Parceria entre a Prefeitura de Carapicuíba, através de várias secretarias, entidades, empresas e o SEBRAE objetiva reduzir a informalidade nos comércios e serviços do município.

Centenas de transportadores de escolares reuniram-se no último dia 3 para assistirem a palestra do Sebrae a respeito do Microempreendedor Individual (MEI), modalidade de empresa, criada em 2009, que possibilita o ingresso de trabalhadores informais à formalidade.

O encontro, que foi realizado no auditório da Comunidade Kolping de Vila Dirce, foi uma iniciativa da Associação dos Transportadores de Escolares de Carapicuíba em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba e o SEBRAE-SP.

O presidente da Associação, José Alves de Aquino Neto, afirmou que iniciativas como esta são um importante passo para que os transportadores possam desenvolver melhor suas atividades. Estiveram presentes o prefeito Sergio Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, Marcelo Dourado e representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. O monsenhor Paulo Link, presidente da Obra Kolping do Brasil também prestigiou o encontro.

A palestra foi apresentada pela publicitária Patrícia Silvia Alves, do Sebrae. Ela elencou alguns dos problemas que os empreendedores informais sofrem, como a não comprovação de renda, que cria dificuldades para alugar uma casa, comprar um carro ou até mesmo fazer um empréstimo bancário por não ter comprovação de renda; a falta de comprovação da procedência de suas mercadorias por falta de notas fiscais; a exclusão dos benefícios previdenciários para o próprio empreendedor, que fica sem direito a auxílio doença e aposentadoria, dentre outras garantias da lei.

Em seguida, Patrícia enumerou as vantagens de ser um microempreendedor individual legalizado: direito à cidadania e benefícios governamentais, assessoria gratuita e apoio do técnico do SEBRAE na organização do negócio, possibilidade de crescimento como empreendedor, cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, isenção de taxas para o registro da empresa, ausência de burocracia, acesso a serviços bancários, inclusive crédito, comprovação da procedência de produtos através de Nota Fiscal, regularidade junto às autoridades municipais, evitando o risco de embargo.

A Prefeitura Municipal de Carapicuíba está procedendo com a regularização dos trabalhadores ambulantes, e oferece apoio para aqueles que optarem pelo MEI, através da Diretoria de Indústria e Comércio, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, em parceria com entidades, empresas e Secretarias municipais diretamente envolvidas.

PREFEITURA INTENSIFICA INVESTIMENTOS NO TRÂNSITO

O prefeito Sergio Ribeiro enumerou diversas ações da Administração para a melhoria do trânsito na cidade. “Trocamos todos os semáforos do centro. Muitos tinham mais de 25 anos de uso, estavam obsoletos. No lugar deles, instalamos modernos semáforos de Leds e para que fiquem totalmente sincronizados, criaremos uma central com monitoramento por câmeras nas principais vias da cidade, tudo com recursos do município. Já colocamos placas com os nomes das ruas em milhares de pontos da cidade e até dezembro, 450 placas serão instaladas para a indicação dos bairros. Até junho do próximo ano vocês verão uma transformação do trânsito da cidade”, enfatizou

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Engenheiro Civil – Comercial – Carapicuíba, SP

Atividades Atuar com Vendas diretas, follow up, pós venda, manutenção de carteira de clientes Prospecção de novos clientes Acompanhamento de ações...
De Manager Online - 28 Jan 2014 04:08:57 GMT - Visualizar todas as empregos: Carapicuíba