O dia do fonoaudiólogo, 9 de dezembro, foi celebrado em Carapicuíba com um Encontro dos profissionais da Fonoaudiologia da rede de saúde pública municipal para refletirem sobre a atuação dentro do município.
Em mensagem, o Prefeito Sergio Ribeiro e a Secretária de Saúde e Medicina Preventiva, Simone Augusto Monteaperto, cumprimentaram todos os fonoaudiólogos, pela dedicação e empenho que têm dedicado aos munícipes, melhorando as condições de vida daqueles que necessitam de seus cuidados.
Profissionais integrados a equipes multidisciplinares
Os fonoaudiólogos são profissionais que cuidam dos distúrbios da fala, audição, escrita, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana. Em Carapicuíba, integram a equipe multidisciplinar nas Unidades Básicas de Saúde e atendem crianças e bebês, idosos e adolescentes.
Nos últimos anos, além de trabalhar com a reabilitação, têm realizado um trabalho preventivo, orientando as mães quanto à necessidade de precaver-se contra as doenças que podem provocar alterações no desenvolvimento, por exemplo, a Rubéola e Sífilis. Alertam também sobre a importância do aleitamento materno e suas conseqüências no desenvolvimento da musculatura orofacial, fala e linguagem, bem como prevenção de hábitos orais inadequados. Além disto, orientam as grávidas, que fazem o pré-natal sobre a necessidade da realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), mais conhecida como o “teste da orelhinha”.
O teste da orelhinha é tão importante quanto o Teste do Pezinho e deve ser realizado em todos os bebês, preferencialmente antes dos três meses de idade. Mesmo em bebês nascidos em condições normais de parto, sem antecedentes de casos de surdez na família.
O diagnóstico precoce de problemas auditivos, em recém-nascidos, pode prevenir possível surdez. “Por esta razão, desde 2007 o Ministério da Saúde recomenda a avaliação auditiva nas primeiras 48 horas de vida”, afirma a fonoaudióloga Lígia Theodoro.
Em Carapicuíba é possível realizar este teste, graças à parceria entre a Secretaria da Saúde e o Hospital Geral de Carapicuíba. O teste é realizado nas primeiras 48 horas de vida, e os casos detectados são encaminhados para o acompanhamento dos Fonoaudiólogos da rede municipal. Esse trabalho tem sido muito importante para detectar possíveis distúrbios auditivos e evitar problemas emocionais, de aprendizagem e linguagem, que afetaria a criança e a família.