ESN: 16675-080201-838850-87
Nota do Editor:
Advirto ao leitor que se trata
de um artigo extenso,
porém é necessário que assim seja.
Manter um blog profissionalmente envolve custos. É necessário pagar uma taxa anual para a renovação do domínio (essa taxa varia de empresa para empresa). Aqui, no Visão Panorâmica, eu pago R$35,00 pela renovação do domínio a cada ano. Além disso, há uma mensalidade da hospedagem dos arquivos do blog que pode variar de R$10,00 até bem mais de R$1.000,00 (aqui depende do porte do blog, do número de visitantes e de outros fatores diversos. Mais uma vez, no Visão meu custo mensal com hospedagem gira em R$90,00. Também há custos desconexos da hospedagem e que são necessários para a realização de entrevistas, filmagens, deslocamentos, compra de softwares, etc. Recentemente, visando à contínua melhoria do blog, fiz investimentos de mais de R$2.000,00 com a compra de aparelhos como filmadora, gravadores de voz, etc. Também há custos assumidos por mim para manter o Projeto Cultural Livro Panorâmico que envolvem a compra mensal de diversos livros, despesas com postagem, etc (Em média R$200,00 mensais).
Todos esses custos – e muitos outros – devem sair (teoricamente) do faturamento proporcionado pelo próprio blog. Sem isso o blogueiro que pretende fazer um bom trabalho deve arcar com os custos enquanto sua renda pessoal permitir. Além disso, é importante compreender que um blog deve manter um fundo de reserva para as “intempéries” inerente à atividade de escrever: Consultas a advogados; honorários advocatícios em casos de processos; custas judiciais e etc…
Em um mundo ideal; cada blogueiro atuaria como um meio de comunicação independente e seria capaz de negociar a venda de espaços publicitários em seu blog. Assim, exatamente como acontece na “mídia tradicional”, os patrocinadores bancariam as atividades, a logística e os investimentos de cada blog. Mas, infelizmente, as dificuldades de implantação de um sistema assim, a cultura do empresariado brasileiro e o desconhecimento da relevância que os blogs têm hoje tornam essa operação muito difícil e quase impossível para quem não disponha de contatos ou tenha seu blog exposto primeiramente na “grande mídia”.
Assim, para 99,99% dos pobres mortais que se dedicam a blogar, resta apenas a convivência com os chamados programas de afiliados e seus intermediários.
Grandes lojas de varejo criam seus programas de afiliado e pagam – àqueles que veiculam seus banners – uma comissão sobre as vendas realizadas pelo site ou blog. As empresas que se dedicam à intermediação desses serviços cobram um valor por campanha das empresas interessadas e repassam um percentual aos blogs e sites. Assim, você tem comissões de 2, 3 ou 5% sobre vendas; valores de R$0,01 até R$0,14 pelo clique em banners ou links ou ainda R$0,50 até R$1,00 por cadastro efetuado a partir do seu site ou blog.
Mas, os valores baixos e até ridículos são o menor dos problemas de quem quer levar profissionalmente um blog. Há empresas picaretas que surgem e desaparecem sem pagar o que devem; há empresas – como o Submarino – que paga quando quiser; Há empresa como o Mercado Livre que muda o valor das comissões quando “sente” que os valores pagos são razoáveis ou simplesmente cancela o cadastro do afiliado sem sequer justificar-se e sem qualquer aviso prévio. Mas, esse artigo específico, trata da empresa Afilio. Há muito considerada uma empresa confiável e a qual valia a pena se filiar.
Sim, eu disse “era considerada”.
O que mudou?
Não sei. Parece que os caras tomaram “um chá” e resolveram ganhar mais do que o normal em cima dos afiliados. Tudo começou com o início das atividades de uma empresa chamada FNAC.
O Afilio iniciou a campanha e os lucros era ótimos. Bons produtos, comissão gorda, empresa confiável e atenciosa com o consumidor fizeram ótimos resultados para os blogueiros acostumados ao pagamento de comissões cada vez mais achatadas e verdadeiramente pífias.
Mas, alguns meses depois, a FNAC achou que estava pagando muito aos afiliados e resolveu alterar as regras do jogo em pleno andamento da partida. A informação dada pela Afilio foi de que o cookie (programa que registra a origem da venda) estava registrando vendas dobradas. Assim, lançaram “um acerto” para o cookie e imediatamente a campanha FNAC passou a render “zero”. Poucos dias depois – e diante da celeuma gerada pela contestação dos afiliados e pela estranheza da solução adotada – a FNAC encerrou as atividades com a Afilio.
Depois disso, surgiram campanhas muito atrativas das empresas Extra; Ponto Frio e Walmart. Comissões de 30% sobre as vendas e os mesmos atrativos da FNAC (boas empresas, bons produtos, etc).
Mas, para a surpresa de inúmeros afiliados, ninguém conseguia faturar absolutamente nada com essas campanhas. Mesmo havendo cliques nos banner aos milhares e, provavelmente, vendas realizadas nesse universo de clicadores. Ninguém recebia um único centavo de comissão. Assim, para “tirar a teima”, entrei no meu blog, cliquei em um banner do Extra e fiz uma compra.
E, para minha surpresa… nenhuma comissão foi lançada.
A providência seguinte foi entrar em contato com a Afilio e relatar o ocorrido. Ao invés de admitir o erro óbvio e tentar esclarecer o fato de forma transparente, o encarregado preferiu limitar-se a informar que era um “caso isolado”. Passei todos os dados: nome, número do pedido, número da nota fiscal, data e imagens das telas com o lançamento da compra no Extra.
Para meu total espanto – e após um bom tempo – o funcionário da Afilio afirmou que minha comissão seria paga “mesmo a empresa não tendo localizado a compra”. Ora! De repente empresários ficaram bonzinhos e pagam comissões sobre vendas não realizadas.
A “pergunta que não quer calar” é bem simples na realidade: Quantas vendas podem ter sido realizadas por mim e por muitos outros blogs e sites sem terem sido contabilizadas e sem terem as comissões pagas? Isso a Afilio parece não quere ou não poder responder.
Vejam todas as mensagens trocadas e as telas com a referida compra:
Em 12/11/2010 17:01, WordPress escreveu:
Contato form has been submitted on Afilio. Nome: Arthurius Maximus Email: arthurius_maximus@visaopanoramica.com Eu sou:: Afiliado Website: http://www.visaopanoramica.com Assunto: Problemas com as comissões Mensagem: Desde o problema provocado com o cookie da FNAC e aquela explicação "mal dada" dos motivos que provocaram as mudanças. O Afilio está para mim - e para muitos outros editores- em cheque. Infelizmente é muito triste ver uma empresa que depende dos editores integralmente e gozava de boa reputação no mercado, tratar tão mal seus parceiros. Quer por exigências ultrapassadas, como os "novos" recibos para pagamento; quer por alterar regras e desprestigiar sempre o editor em detrimento dela mesmo e dos anunciantes. É claro que sem anunciantes a Afilio não existe e que ela deve obter lucro para que assim continue com suas atividades. No entanto, pela própria natureza dos serviços, os editores também são parte fundamental para a existência da Afilio, ou não? Portanto, o mínimo de lisura e de cuidado com o editor deve ser demonstrado. Coisa que, ultimamente não vem ocorrendo. Citarei um exemplo prático: As campanhas Walmart, Extra e Ponto Frio - apesar de representarem lojas de grande apelo popular e de reputação consolidada no mercado, não revertem absolutamente nada para nenhum editor que as veicula (vejam os tópicos da lista Google Monetização). Intrigado com isso (e por ser um destes que nada recebe há tempos, apesar de sempre haver cliques nos banners), fiz uma compra no Extra após clicar em um de meus blogs - www.visaopanoramica.com - após o redirecionamento da Afílio, o site apresentava um estranho erro que só era visto quando eu entrava no site pelo banner da Afílio. Pela "Internet" (buscas e navegador direto) a coisa ia fácil e sem erro. Depois de tentar a manhã toda, consegui ir normalmente do blog para o site do Extra pelo banner da Afilio em meu blog. A compra transcorreu normalmente, o pagamento foi efetuado e estou em vias de receber a merca doria. Mando até o número do pedido 4630252 (Só para que não digam que é " historinha"). Tudo bem, tudo maravilhoso, tudo belo e formoso. Mas, a comissão... até hoje nem é informada como pendente. Agora, fico aqui imaginando, nesse tempo todo que veiculei os anúncios dessas três campanhas, quantas vendas foram feitas que eu sequer recebi um tostão de comissão. Quantas vezes terei sido feito de palhaço ou de otário? Resta apenas saber, agora, se fui feito de palhaço pela Afilio ou pelas redes... Vocês podem me ajudar com essa resposta? Do meu lado, fico apenas esperando meu valor atingir o mínimo necessário para sair da Afílio e nunca mais voltar. E, ao mesmo tempo recomendar (o que já fizeram para mim) que ninguém mais se dê ao trabalho de usar o sistema de vocês. Afinal de contas, parceria onde só um se dá bem, não é parceria... é exploração. Um abraço.
Sent: Friday, November 12, 2010 5:46 PM
Subject: Re: Contato Form submitted on Afilio
Caro Arthurius,
Até agora não tinhamos identificado nenhum erro dessa natureza.
Inclusive obrigado por nos alertar que tal problema está ocorrendo.
Estou encaminhando o caso para a equipe técnica dos anunciantes para podermos resolver a situação o mais rápido possível.
É procedimento de praxe, quando esse tipo de desconfiança existe, pedir aos afiliados que façam uma compra teste para que os mesmos fiquem mais tranquilos. Porém, seu caso é atípico. Você efetuou a compra normalmente e não foi contabilizado.
Esse tipo de acontecimento nos abala terrivelmente e é o tipo de situação que damos prioridade total para resolver, uma vez que os afiliados são nosso principal pilar.
Na última vez, antes de efetuar a compra de fato, você havia limpado seus cookies e cache do navegador?
Reparou se no redirecionamento para a página do anuciante aparteceu (sic) o tracker v2.afilio.com.br[…]?
Caso tenha mais algum dado ou informação para nos dizer será de grande valia.
Estamos empenhados em resolver esse caso.
Em breve entraremos em contato com uma resposta efetiva.
Enquanto isso, coloco-me inteiramente à disposição para tirar qualquer tipo de dúvida.
Atenciosamente,
Gabriel Antoun
Afilio
Em 12/11/2010 18:27, Arthurius Maximus escreveu:
Olá Gabriel!
Se você leu o meu e-mail, verá que o redirecionamento apareceu. Quanto aos cookies. Fiz todo o praxe. A cada vez que tentava limpei os cookies e cliquei mais uma vez no banner.
Não é um caso isolado. TODOS os editores estão reclamando de que as campanhas que mencionei não vendem nada. Logo, se é um caso isolado, esse isolamento é "dos bão".
Quanto ao afiliado ser o principal pilar da Afílio, isso soa até como gozação, tal o descaso com que somos tratados (recibos, comissões em atraso, falhas absurdas do sistema, relatórios com valores que não são pagos e depois atribuídos a erros, etc).
Mas, de qualquer forma, fico no aguardo.
A. Maximus
Sent: Friday, November 12, 2010 7:16 PM
Subject: Re: Contato Form submitted on Afilio
Caro Arthurius,
Primeiramente gostaria de entender o que você quer dizer com relatórios com valores que não são pagos e depois atribuídos a erros. É importante que você nos diga quando isso ocorreu para que possamos resolver.
Lembrando que qualquer sistema é passível de erro, por isso contamos com uma equipe de tecnologia e com questionamentos como os seus para que possamos identifica-los, afim de solucioná-los.
No que diz respeito aos atrasos nas comissões, estamos alinhando para que isso não se repita mais. Desde que implantamos o sistema de recibos, os únicos casos onde aconteceram algum tipo de atraso foram quando os recibos/notas estavam com algum tipo de erro.
Em momento algum tratamos os afiliados com descaso ou fazemos gozação. Quando dizemos que vocês são os pilares do nosso trabalho, estamos falando sério. É sabido que o Afilio é um programa que trabalha com performance. É evidente que torcemos, queremos e tentamos fazer com que os afiliados ganhem cada vez mais, afinal, só lucramos quando vocês lucram.
No mais, agradeço seu e-mail e seus questionamentos.
Estamos acompanhando de perto o seu caso para podermos descobrir o que está acontecendo.
Por favor, mantenha contato.
Atenciosamente,
Gabriel Antoun
Afilio
Em 12/11/2010 19:47, Arthurius Maximus escreveu:
Olá Gabriel!
Em relação aos erros, cito o meu exemplo de novo.
Tinha inúmeros valores pendentes de pagamento no relatório. estavam lá há tempos.
Quando pedi o pagamento, ele foi feito por um valor inferior ao informado.
Questionei na época, por e-mail também, e me disseram que aqueles vários valores que estavam pendentes no relatório de pagamentos eram… um erro do sistema, Daí a diferença.
Portanto é fácil entender que os únicos que podem saber com certeza a veracidade da informação são vocês exato?
Entendo que se erros podem acontecer; eles também podem ser corrigidos e não se repetirem.
Da mesma maneira que te citei um exemplo prático e verídico (dei até o número do pedido) para não ficarmos no campo da fantasia. Falo sobre o que vi e vivi; e não sobre o que me contaram.
Sou adulto e não uma criança que precisa mentir para "engrossar o papo".
Só acho estranho que os erros nunca ocorrem com a Afílio ou com o anunciante… e isso se constata da mesma forma que você tratou como "caso isolado" o problema que relatei com o Extra. O que absolutamente não condiz com a verdade…
Mais uma vez o convido para ler a lista Monetização no Google
Se você ler esse tópico, verá que o "caso isolado" é, na realidade, generalizado. Só acho estranho que a Afílio jamais tenha notado que nenhuma venda tenha advindo em lugar nenhum dessas campanhas… isso é ou não é um mistério?
Um abraço.
A. Maximus
Sent: Wednesday, November 17, 2010 6:16 PM
Subject: Re: Contato Form submitted on Afilio
Olá Arthurius,
Digo caso isolado pois não temos como saber que isso está acontecendo com você ou com mais de uma pessoa. No caso de campanhas por venda passamos a perceber a existência do problema quando nos é informado.
Uma coisa é um clique não gerar venda. Outra coisa é um clique gerar uma venda e essa venda não ser contabilizada. Aí sim é configurado um problema que precisa ser solucionado.
Peço encarecidamente que não encare como deboche o meu ato de agradecer pelos seus questionamentos. É a única forma de ficarmos sabendo o que preocupa os afiliados.
Insisto em dizer que a campanha funciona muito bem. Não é porque muitas pessoas não conseguem vender que ela não está funcionando. Dizer que não computamos nenhuma venda vindo dessa campanha é uma inverdade. O que temos que fazer é ver de perto o que está acontecendo com os que não conseguem vender.
Legal você entrar em contato. O anonimato não adianta nada. Preciso que todos os que estão encontrando problemas de fato, entrem em contato ao invés de ficar insatisfeito e virar as costas.
Trabalhamos num regime de parceria. Vocês precisam lucrar para que lucremos. Não há o menor sentido em manter no ar uma campanha que não traz retorno pro afiliado e como consequência, para o Afilio.
Atenciosamente,
Gabriel Antoun
Afilio
Em 17/11/2010 19:46, Arthurius Maximus escreveu:
Olá Gabriel!
Entendo perfeitamente.
O problema é que realmente não é caso isolado. Outras vendas ocorreram (viu a lista monetização nos links que enviei na mensagem anterior?) e também nada foi computado.
A diferença é que o pessoal não entra em contato, simplesmente jogam a Afílio para o alto.
Um abraço.
A. Maximus
Sent: Friday, December 03, 2010 2:45 PM
Subject: Re: Contato Form submitted on Afilio
Olá Arthurius,
Poderia me enviar novamente o código e o valor da compra?
Estou em contato direto com a equipe do Extra.
Me mande essas informações que eu consigo vasculhar no sistema.
Aguardo sua resposta.
Abraço,
Gabriel Antoun
Afilio
Em 3/12/2010 17:51, Arthurius Maximus escreveu:
Segue:
Data do pedido: 09/11
Valor: R$ 948,00
Número do pedido: 4630252
Cliente: *********** ******** ***********(Eu mesmo)
End de Entrega: R ************** ******************* Vl da Penha – RJ – RJ
Um abraço.
A.M.
(nota fiscal dos produtos “não” vendidos)
Olá Arthurius,
Fizemos uma longa verificação junto com o Extra e não conseguimos encontrar o seu pedido.Porém, por uma questão de perceria (sic), estamos computando o valor dessa compra para você.
Espero que esse tipo de incoveniente não se repita.
Verifique em seu relatório o valor da venda.
Qualquer problema, entre em contato.
Atenciosamente,
Gabriel Antoun
Afilio
Olá Gabriel!
Agradeço a gentileza de pagarem minha comissão.
No entanto, para mim fica estranho esse "não encontro" do meu pedido. Fica ainda mais estranho o fato de que se o pedido não foi encontrado, como a Afílio concorda em me pagar a comissão.
Trata-se de uma casa de caridade?
Ora, meu caro. Sejamos adultos e compreendamos que aqui não há tolos e nem marinheiros de primeira viagem. O pedido e a compra existem e envio as provas em anexo: Todo o detalhamento da operação (que ainda é visível no site do Extra); a nota fiscal do aparelho (emitida pelo extra); e o Número em destaque da nota fiscal que é o 168744 Série 9.
Portanto, o Extra deve rever seus processos por tratar-se de uma empresa totalmente desorganizada; pois emitem nota fiscal, certificado de garantia estendida e mostram no cadastro do cliente um pedido que não existe, dando margem para que este cliente os processe e ganhe um produto pelo qual não pagou.
Mas, oh! Que estranho! Na fatura do cartão de crédito desse cliente há um valor debitado para o Extra. Pior ainda para esta empresa desorganizada que cobra algo que afirma não ter vendido. Vou processá-los e pedir meu dinheiro de volta.
Para a Afílio também fica o recado de um parceiro verdadeiro: fazer caridade e pagar comissões que não existem, pode levar à falência; viu. Sejam mais organizados também.
O mais incrível é a Afílio tentar passar esse absurdo pensamento (que não convence nem uma criança de colo) ao invés do que assumir que há um "erro" no seu sistema ou que operam em acordo com seus anunciantes para a formação de cadastros gratuitos e anúncios "free" nos blogs. Seria mais honesto e menos ridículo.
De minha parte; quero apenas o que me é devido e deixar de operar o mais rápido possível com uma empresa que se mostra sem credibilidade e sem respeito com os seus afiliados; bem como recomendar fortemente a toda comunidade blogueira que assim o faça.
Compreendo, ao contrário de vocês, que não estamos num mundo de fantasias e que muitos ainda continuarão usando os seus serviços. Mas, enganando um hoje; outro amanhã e mais algum depois de amanhã; a Afilio vai ao longo do tempo acabar tendo o mesmo destino de muitas outras empresas que abriram com o propósito de surrupiar e iludir os editores: o fechamento.
Afinal de contas, o ditado é sábio: Pode-se enganar muitas pessoas durante muito tempo. Mas, é impossível enganar todo mundo o tempo todo.
De minha parte, sinto profundamente que uma parceria que parecia ser tão boa tenha acabado de forma tão melancólica e por mera ganância e falta de ética da parte de vocês.
E ainda pensam que pagando o que me é devido estão fazendo uma caridade ou um favor pela "parceria".
Façam-me realmente um favor: cresçam e assumam os erros que cometem. Vocês só têm a ganhar com isso.
Um abraço.
A. Maximus
Mesmo assim, só vim a receber minha comissão no fim de janeiro desde ano. Somando-se a isso a volta da campanha FNAC – também sem que ninguém tenha feito uma única venda com os banners – atrasos constantes nos pagamentos e erros freqüentes nos relatórios de acompanhamento me fizeram abandonar a Afilio e recomendar aos blogueiros que desejam iniciar profissionalmente no mundo dos blogs que desprezem essa empresa, pois ela parece nos dispensar igual desprezo.
Com a palavra a Afilio.
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Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com
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