Trabalho preventivo e socorro da Prefeitura minimizaram consequências de super temporal em Barueri

Ainda que o forte temporal de domingo, 27, tenha sido pior em bairros da capital São Paulo, Barueri também sentiu as consequências da forte chuva. A Defesa Civil de Barueri, órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura, monitorou os pontos de alagamentos e auxiliou os cidadãos para que não houvesse vítimas.

No penúltimo dia de fevereiro choveu mais do que o acumulado em todo o restante do mês. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi a segunda chuva mais intensa em um mês de fevereiro, desde 1983. Segundo o Laboratório de Hidrometeorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosférica da Universidade de São Paulo, os índices pluviométricos passaram dos cem milímetros na zona oeste da Grande São Paulo.

O diretor da Defesa Civil, Pedro Domingues da Silva, explicou que a canalização e tamponamento do rio Barueri-Mirim não suportaram o volume de águas na cabeceira do rio. Houve refluxo de água por bueiros, e as águas chegaram às vias locais por cerca de meio metro de altura, inundando algumas vias nos jardins Belval e São Pedro. “A calha do rio Tietê estava cheia e dificultou a vazão das águas”, informou.

Domingues salientou o trabalho preventivo, feito em Barueri pela Secretaria de Serviços Municipais, de manutenção em bueiros e galerias. “Os sistemas de captação de águas pluviais estão sempre limpos. A prova disso é que, em poucos minutos após o término da chuva, a água foi absorvida e não havia mais pontos com alagamento”, comentou o diretor da Defesa Civil. “Se as bocas de lobos não estivessem limpas, o temporal teria consequências de proporções maiores.”


Plano de Verão

O temporal de domingo pôde comprovar a eficácia do Plano de Verão, que foi lançado em dezembro do ano passado pela Defesa Civil, e que conta com a parceria dos demais órgãos da Prefeitura de Barueri.

Conforme estipulado no plano de contingências para esta estação, servidores da Defesa Civil e da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania de Barueri já contataram todos os que foram diretamente prejudicados pelas inundações e prestam o apoio necessário.

Agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), guardas municipais e servidores da Secretaria de Saúde, além do Corpo de Bombeiros, também atuaram no atendimento das ocorrências.

Já na tarde de domingo, equipes da Secretaria de Serviços Municipais percorriam a cidade com caminhões-pipa e retroescavadeiras para limpar as vias e recolher os resíduos que foram carregados pela chuva. O serviço seguiu até a madrugada e continuou no dia seguinte.


Causa da chuva

De acordo com o Inmet, o temporal de 27 de fevereiro teve início a partir de uma corrente de ventos vinda da Amazônia (com destino ao Atlântico) que deixou o ar da região bastante úmido. As brisas fortes que partiram do oceano encontraram o ar úmido e quente (em função da alta temperatura) formando a chuva.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri