Entre os dias 16 e 19 de fevereiro, técnicos e professores do basquete do Grêmio Recreativo de Barueri estiveram no Campus Maria Cândida, da Universidade Bandeirante, em São Paulo, participando do curso de formação de treinadores de basquetebol (nível I), pela Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB).
O curso contou com a participação de pessoas importantes ligadas ao esporte, como Adriano Galvão, atleta que atuou por grandes clubes no Brasil e Itália, além de ter defendido a seleção brasileira; Adriana Santos, atleta que conquistou um título mundial, cinco sul-americanos, duas medalhas olímpicas e uma pan-americana, e que está iniciando carreira como técnica; e Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira masculina de basquete.
Através do curso, todos técnicos e professores do basquete do GRB puderam aperfeiçoar seus conhecimentos em temas como Metodologia Aplicada na Iniciação Esportiva, Fundamentos, Planejamento e Organização, Trabalho Coletivo, Conduta e Postura Técnica para alunos na faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo Alessandra Rodrigues, gerente do basquete, os temas Conduta e Postura Técnica são importantíssimos, pois o professor também atua como um orientador na formação do aluno como cidadão.
Dividido em dois módulos, presencial e à distância, toda a equipe do basquete (Alessandra Rodrigues, Ariosvaldo César Rodrigues, Danielle Félix Aguiar, Diego Fioratti Florez, Flavio Pasetto, Julio Malfi, Luciana Thomazini e Rosana Lopes) será submetida a avaliações. Uma já aplicada após o módulo presencial, outra durante o módulo à distância (a definir pelo ENTB) e uma avaliação prática daqui a seis meses.
“Acredito que o investimento na capacitação dos profissionais da área, estimula a atualização constante, elevando a qualidade e desenvolvimento do trabalho junto a nossas crianças e atletas”, diz o secretário de Esportes e vice-prefeito de Barueri, Carlos Zicardi.