A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri já tem formação nova para o próximo biênio. Os servidores da secretaria elegeram quatro membros em 29 e 30 de novembro, e o titular da pasta elegeu outros quatro.
A apuração foi acompanhada pelo supervisor Agnaldo Diniz, da Guarda Municipal (que preside a atual Cipa) e por técnicos do DTMST (Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho, vinculado à Secretaria de Administração de Barueri). Foram eleitos Gilmar Silva (da Guarda Municipal), Paulo Roberto dos Santos Justo (da Banda da Guarda Municipal), Rubens Steller de Moura (da central de videomonitoramento) e Gonçalo Luiz Antonio Filho (da Guarda Municipal), sendo os dois primeiros membros efetivos e os demais, suplentes.
Foram indicados como membros efetivos Ana Lúcia Soares (coordenadora da secretaria) e Altino Luiz França (diretor administrativo do Demutran). O guarda municipal José Carlos Francisco do Nascimento e o agente de trânsito Jaime de Souza Matos completam a suplência.
O DTMST atua em parceria com as Cipas de cada secretaria municipal oferecendo apoio nas eleições e no desenvolvimento das atividades, além de capacitação dos membros. Até terça-feira, 14, na base da Guarda Municipal, no Parque Viana, o engenheiro de segurança do trabalho Marcos César Moron ministra aos novos cipeiros um curso de formação com carga de 20 horas. No mesmo dia a comissão será empossada por dois anos.
Função da Cipa
A Cipa é composta por representantes dos empregados e do empregador, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, orientando e conscientizando o servidor sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças em seu local de trabalho.