Os participantes do curso “Introdução à Gestão Ambiental Urbana”, coordenado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, assistiram à aula sobre Gerenciamento do Planejamento Urbano e Impactos Ambientais. O tema foi abordado pelo engenheiro civil José Manuel Fernandes e pelo arquiteto Júlio Watanabe Júnior, ambos da Secretaria de Planejamento e Controle Urbanístico, da prefeitura de Barueri, na quarta-feira, 16 (turma matutina), e na quinta-feira, 17 (turmas vespertina e noturna).
“O planejamento urbano auxilia o meio ambiente na medida em que regulamenta o uso e a ocupação do solo, estabelece diretrizes para o crescimento e ordenamento urbano e dialoga com os recursos naturais”, explicou o arquiteto Júlio Watanabe.
Para o engenheiro Fernandes, o planejamento pode contribuir com a sustentabilidade. “O equilíbrio entre os elementos de equidade social, racionalidade econômica e meio ambiente permite um desenvolvimento sustentável”, explicou.
Durante as aulas, realizadas no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, foi traçado um breve histórico da cidade de Barueri. “Olhando para a história a gente pode entender fatos que acontecem no presente”, justificou Julio. Os alunos também tiveram explicações sobre espaço urbano, uso de áreas, índices urbanísticos e critérios para preservação e recuperação ambiental. “São nas áreas verdes que acontecem a maioria das invasões e ocupações clandestinas”, revelou o engenheiro Fernandes.