A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, coordenou várias ações para integrar a população ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece em vários países no dia 22 de setembro. Este ano foi a segunda vez que a cidade aderiu ao movimento com ações de conscientização junto aos motoristas para não utilizassem os seus veículos neste dia.
Na segunda-feira, 20, alguns servidores da Secretaria de Meio Ambiente percorreram os principais bolsões de estacionamento no Centro e no Alphaville para colocar um impresso que representava uma multa simbólica no para-brisa dos veículos estacionados, para informar aos motoristas sobre a realização do Dia Mundial Sem Carro.
A multa tinha o formato semelhante ao dos autos de infração de trânsito, mas era apenas de caráter educativo e informativo. O condutor, que era surpreendido pela notificação, logo percebia que se tratava de uma ação pelo Dia Mundial Sem Carro. “Esta multa é simbólica, mas o assunto é sério”, dizia o folheto ao citar a data e solicitar que os automóveis fossem deixados em casa no dia 22.
Na quarta-feira, centenas de alunos do ITB do Jardim Belval, do Camp (Círculo Amigo do Menor Patrulheiro) e do programa Ativageral (da Secretaria de Esportes) integraram uma caminhada que saiu do Ginásio José Correa, no Centro, e seguiu até a rotatória do Jardim Belval. Antes, os secretários de Esportes, José Calil, e de Meio Ambiente, Antonio Carlos Pasinato, abriram o evento.
“Cada um de vocês está ajudando a conscientizar a população e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do nosso município”, afirmou Calil aos estudantes. “A Prefeitura tem desenvolvido vários projetos que tornam a cidade uma referência na área ambiental. E nesta caminhada queremos sensibilizar os cidadãos quanto ao uso racional dos automóveis”, completou Pasinato.
Batedores do Demutran (órgão municipal de trânsito vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança) acompanharam a passeata, bem como uma ambulância da Secretaria de Saúde. A Secretaria de Cultura e Turismo apoiou com o fornecimento do som e com a caracterização de dois personagens que puxaram a manifestação: os heróis Mãe Natureza e Capitão Natureza.
Durante a caminhada, que passou pelo bulevar central e pela avenida Henriqueta Mendes Guerra, os alunos entoavam coros e frases sobre o meio ambiente e sobre o Dia Mundial Sem Carro. Para a estudante do ITB, Mayara Dutra Barros Pinto, o resultado da ação foi positivo. “Demos o recado. Chamamos a atenção para as áreas verdes e para a poluição do ar”, salientou a aluna do segundo ano do curso de Informática.
Na chegada ao Jardim Belval, os participantes receberam água em uma tenda montada pela Secretaria de Meio Ambiente e houve distribuição de mudas para a população. Professores do Ativageral comandaram uma sessão de alongamento aeróbico para os estudantes.
A adesão ao não uso de carros, neste dia 22 de setembro, era voluntária. A mobilização tinha como objetivo provocar reflexões sobre os problemas causados pela utilização excessiva de automóveis, responsáveis por 40% das emissões de partículas poluentes na atmosfera.
Neste sentido, um grupo de servidores da Prefeitura de Barueri deixou o carro na garagem, para seguir de ônibus até os seus locais de trabalho. Os secretários Pasinato, de Meio Ambiente, e Tom Moisés, de Comunicação Social, e os engenheiros Romeu, da Secretaria de Projetos e Construções, e Francisco, do Departamento de Limpeza Urbana, marcaram encontro em um ponto, para embarcarem no mesmo ônibus.
Ao ser informado sobre o Dia Mundial Sem Carro, o passageiro Celso Simões dos Santos elogiou a iniciativa. “Percebi que o pessoal daqui é bem preocupado com o meio ambiente e com o bem estar dos seus habitantes”, comentou o vigia que mora em Suzano e tratava de assuntos particulares em Barueri.