Há cerca de três meses atrás foi dado um alerta aos comerciantes de Barueri para terem cautela com pessoas inescrupulosas que estariam visitando os estabelecimentos comerciais da cidade apresentando-se como fiscais da Visa e solicitando o pagamento por serviços, como dedetização, por exemplo, realizados em nome daquele órgão da Secretaria de Saúde.
Para sanar o problema, a Prefeitura de Barueri adotou a utilização de jalecos, pelos fiscais da Visa, padronizados na cor cinza, com o logotipo da Prefeitura e Secretaria de Saúde no peito e nas costas, que também leva a inscrição “Fiscalização – Vigilância em Saúde”; além do crachá de identificação obrigatório.
Esse novo uniforme será utilizado para o trabalho de campo, na realização das inspeções sanitárias, para ajudar a população a identificar os profissionais da Visa, evitando-se assim fraudes ou golpes contra os comerciantes; já que a Prefeitura de Barueri não autoriza nenhuma pessoa a receber dinheiro, em seu nome, por nenhum tipo de serviço.
Aperfeiçoamento
A equipe de fiscais da Visa está sempre recebendo treinamento para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. Em outubro eles participaram de um curso ministrado pelo Ibrap (Instituto Brasileiro de Administração Pública) quando se aprimoraram mais sobre processo administrativo na Vigilância Sanitária e a aplicação correta das normas de procedimentos, de acordo com a legislação em vigor.
Serviço – Caso tenha dúvidas, exija a identificação do fiscal e ligue para a Secretaria de Saúde, coordenadoria de Vigilância em Saúde, no telefone: 4199-3100.