Para celebrar o Dia da Árvore, na terça-feira, 21, a Prefeitura de Barueri realizou uma série de atividades, que foram promovidas e coordenadas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. A cidade lembrou também o início da primavera com a distribuição e o plantio de várias espécies de mudas de plantas, para comemorar a data.
No período da manhã, 3500 mudas foram distribuídas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente em semáforos dos bairros no Alphaville, Jardim dos Camargos, Jardim Paulista, Jardim Paraíso e Centro. Os motoristas que paravam nos pedágios também ganharam mudas das espécies grumixama e araçá-amarelo.
Hélio Siqueira Donella, morador do Jardim Audir, comentou que foi surpreendido pela iniciativa. “Não lembrava que hoje [ontem] fosse o Dia da Árvore. Vou plantar esta muda”, contou Hélio, enquanto aguardava o farol verde do semáforo, para seguir pela ponte Antônio Macedo Arantes.
Ainda na terça-feira, 21, a Secretaria de Meio Ambiente coordenou o plantio de mais de 1100 mudas na área militar do 22º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro, localizada entre a avenida Marginal Cotia e a rodovia Marechal Rondon. “Se cada um fizesse a sua parte, o meio ambiente seria mais preservado”, comentou Rodrigo Ochini, aluno da unidade de Barueri do Senai.
Cerca de 400 estudantes participaram do plantio. Além do Senai, alunos da Emef Prefeito Nestor de Camargo e da escola estadual Mário Joaquim Escobar ajudaram a plantar árvores das espécies: jequitibá, pau-de-viola, pau-ferro, cedro, peroba, canafístola, ipê, oiti, quaresmeira, manacá-da-serra e outras.
No evento foi lançada a campanha Adote uma Árvore, idealizada a partir da criação da lei municipal 1.970, em 7 de julho de 2010. A legislação estabelece o Programa Disque Árvore, que permite ao munícipe solicitar à Prefeitura, através de ligação telefônica, a adoção de uma árvore.
No prazo de 30 dias a pessoa recebe gratuitamente uma muda para ser plantada no lugar escolhido. De acordo com a lei, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente avaliam o local do plantio e fornecem ao solicitante um termo de adoção, no qual ele se responsabiliza pelos cuidados com a planta, sem qualquer custo.
O secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Pasinato, salientou os benefícios da arborização como a proteção de solos, rios e nascentes. “Árvore é sinônimo de vida e uma árvore, por si só, traz muita qualidade de vida”, afirmou.