O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, está levando o desenvolvimento de Barueri ao bairro dos Altos, executando obras de grande infraestrutura em setores como sistema viário, educação e habitação. Esses recursos estão sendo implantados em uma nova área escolhida pelo governo municipal para expansão da cidade com obras que beneficiam a população.
Os investimentos abrangem a duplicação da estrada Dr. Cícero Borges, a execução de uma escola de ensino fundamental para atender cerca de 1.400 alunos e a construção de 700 apartamentos do Conjunto Habitacional da estrada do Itaqui. As obras vão beneficiar ainda os moradores de empreendimentos particulares da região.
“Estamos trazendo o desenvolvimento de Barueri para essa região, pois queremos que o nosso povo viva com qualidade, tendo do poder público, segurança, saúde, conforto, educação, oportunidade e lazer”, afirmou Furlan.
Estrada Dr. Cícero Borges
A duplicação da estrada Doutor Cícero Borges de Morais deve ser concluída neste ano para facilitar o acesso de veículos, principalmente pesados como caminhões, além de beneficiar moradores de outros locais como Vila Ceres, Vila Universal e Jardim Flórida.
O trecho ganhará duas faixas (uma em cada sentido) e canteiro central com iluminação moderna, e soma cerca de um quilômetro de extensão, entre a rua Titicaca até a rotatória da Vila Ceres. A obra envolve a execução dos sete muros de arrimo dos seguintes tipos: gabiões (muros de pedras), flexão (para segurar aterro) e atirantado (muros erguidos em áreas, onde se faz corte de terreno). “Estamos fazendo todas as melhorias necessárias para que essa estrada seja capaz de atender todo o desenvolvimento da região”, disse o prefeito Furlan.
Escola de Ensino Fundamental
Próximo ao Conjunto Habitacional da estrada do Itaqui, o prefeito de Barueri determinou a construção de uma ampla Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), com 26 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas vídeo e artes, piscina semiolímpica, quadra coberta e vestiários; administração, estacionamento, praça, paisagismo e setor de vivência. O prazo previsto para construção é de 12 meses, após o encerramento da licitação da obra que está em andamento.
A escola terá três pavimentos em terreno de 11.800 m², com 8.160 m² de área construída. “É uma obra que será construída na mesma área do conjunto habitacional, que só não terá mais apartamentos porque pensamos na construção de escolas como essa de ensino fundamental”, finalizou Furlan.
Conjunto Habitacional
O Conjunto Habitacional da estrada do Itaqui está em execução para entrega neste ano. Inclui serviços de terraplenagem, galerias de águas pluviais, rede de água e esgoto, guias, sarjetas e pavimentação asfáltica. Fica em terreno de 132.478.15 m2, e os 700 apartamentos serão construídos 35 edifícios de cinco pavimentos (4 por andar). Cada unidade possui 50 m2 de área útil.
De acordo com o prefeito de Barueri, o conjunto habitacional está sendo construído com qualidade para os trabalhadores que, por alguns motivos, não tiveram a sorte de comprar a casa própria. “É um residencial em execução em um lugar extraordinário, numa área nobre, um sonho para se morar. Tem uma vista maravilhosa para toda nossa cidade, e está localizado entre áreas de preservação ambiental”, destacou Furlan, explicando ainda que o programa habitacional da Prefeitura é desenvolvido com infraestrutura planejada. “Pensamos na implantação de creches, outras escolas e área de lazer para as famílias.”