Durante o ano inteiro, o setor de Estágio da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) trabalha muito para viabilizar o acesso dos alunos do Instituto Técnico de Barueri (ITB) às grandes empresas da região. Esse empenho facilita o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho, seja por meio de estágios, seja por meio de vagas efetivas na área que estão cursando.
Esse esforço consiste em trazer as empresas para dentro das unidades do ITB, e também ir até elas, apresentando a qualificação dos alunos. José Roberto Azevedo, que realiza esse trabalho pelo departamento de Estágio da Fieb (mantenedora das unidades do ITB), conta que existem, basicamente, quatro prioridades.
A primeira é a busca por estágios; a segunda, busca por parcerias para a realização de palestras nas escolas sobre as profissões de interesse; a terceira visa trazer as empresas para conhecer a escola e os alunos; e, finalmente, a quarta prioridade é a busca por vagas efetivas (CLT).
Empresas buscam
Várias empresas, de médio e grande porte, têm vindo ao ITB, tanto para ministrar palestras sobre as profissões, quanto para realizar processos seletivos, visando preencher seu quadro de aprendizes e funcionários. “Todas as vagas são remuneradas e oferecem benefícios como vale transporte, no mínimo. Algumas oferecem mais, como vale refeição, plano de saúde, assistência odontológica, entre outros”, garante José Roberto. Além disso, todas as vagas conquistadas têm contrato mínimo de um ano, que é feito em conformidade com a Fieb, que fica atenta a todos os detalhes.
No dia 17 de agosto, a Directlog realizou um processo seletivo junto aos alunos de Logística, Administração e Secretariado do ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo. Eles promoveram uma dinâmica de grupo e, depois, houve entrevista pessoal com cada um dos selecionados dessa etapa.
Mais de 60 alunos foram contratados para estágio nesse processo seletivo e dez deles já foram efetivados. E, segundo conta José Roberto, a empresa já está solicitando mais profissionais.
Além desse, houve outra seleção para vagas efetivas que o setor de Estágio da Fieb direcionou a formandos e ex-alunos do ITB. Dos participantes, 30 foram empregados sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que garante o registro profissional em carteira.
“A Direct reestruturou as áreas e os horários dela para poder incluir os alunos do ITB em seu quadro”, faz questão de destacar José Roberto.
No dia 23 de setembro, foi a DHL Express que veio até o ITB Professor Munir José, do Jardim Paulista, com o intuito de selecionar profissionais para vagas efetivas. Ela dispunha de 60 vagas e todas estão sendo ocupadas por estudantes dos cursos de Logística e Administração do ITB. A DHL realizou dinâmica de grupo, entrevista pessoal e aplicou um teste.
Esses são apenas os exemplos mais recentes de processos realizados dentro da escola, já que esse trabalho de captação de talentos é levado a sério pela FIEB o ano inteiro. A procura por parte das empresas vem crescendo cada vez mais, portanto, muitas ainda estão chegando ao ITB. É o caso da IBM, Colúmbia Logística Integrada, Metropolitan Transports e Luft Logistics, para citar as últimas parcerias feitas.